quarta-feira, fevereiro 14, 2018

Data Magna de Pernambuco: 6 de março, novo feriado estadual, começa a valer neste ano


A data também fará parte dos calendários letivos das escolas, que deverão promover formas pedagógicas de celebração (Foto: Henrique Genecy/Arquivo Alepe)

O calendário dos pernambucanos passou a contar com um novo feriado neste ano: a Data Magna do Estado, celebrada em 6 de março, em referência ao dia em que eclodiu a Revolução Pernambucana de 1817. A data oficial foi implementada por meio da Lei nº 16.059/2017, proposta pelos deputados Isaltino Nascimento (PSB) e Terezinha Nunes (PSDB), por ocasião do bicentenário do movimento.

A norma estabelece que o Poder Público realize, no dia 6 de março, hasteamento solene da bandeira de Pernambuco no Palácio do Governo e colocação de flores no Monumento aos Revolucionários, que fica na Praça da República (Centro do Recife). Ainda prevê a realização anual de Reunião Solene na Alepe para entrega da Medalha do Mérito Democrático e Popular Frei Caneca.


A data também fará parte dos calendários letivos das escolas, que deverão promover formas pedagógicas de celebração. A lei recomenda a instituições públicas e privadas que realizem palestras, concursos e outros eventos comemorativos, além de instituir a Semana da História de Pernambuco.

História – As datas magnas estaduais foram instituídas pela Lei Federal nº 9.093/1995 e são reservadas a celebrar grandes acontecimentos históricos de cada unidade federativa do Brasil. Em Pernambuco, a escolha recaiu sobre o dia em que o capitão José de Barros Lima, conhecido como “Leão Coroado”, matou o comandante português que lhe havia dado voz de prisão e tomou com seus aliados o quartel do Regimento de Artilharia, no bairro de Santo Antônio – episódio que foi o estopim da Revolução de 1817.

Alepe

Nenhum comentário:

Postar um comentário