quarta-feira, outubro 04, 2017

Parabéns, Velho Chico!

Foto: Assis Ramalho/Arquivo BlogAR)

O rio São Francisco comemora hoje 516 anos! “Descoberto” em 1501, na expedição do navegador Américo Vespúcio, no dia em que se comemora o dia do santo, o rio recebeu o nome de São Francisco. Carinhosamente apelidado de Velho Chico, o rio São Francisco, protagonista na vida de muitos brasileiros, resiste, imenso, generoso e potente, a toda destruição a que está exposto.

Enfrentando a maior crise hídrica de sua história, a situação do rio clama por uma reflexão. O que estamos fazendo com o Velho Chico? E o que podemos fazer por ele? Diante de uma escassez hídrica sem precedentes, é cada vez mais urgente pensar soluções para a sobrevivência do São Francisco.

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) em seus 16 anos de existência realiza inúmeras ações visando a revitalização e preservação do Velho Chico. Para isso, executa projetos de recuperação hidroambiental através da proteção de nascentes, recarga de aquíferos, recomposição de vegetação, sobretudo ciliar, combate a processos de erosão e uma série de outras intervenções que fazem parte dos esforços para a revitalização do São Francisco e de seus afluentes.

Um dos mais importantes cursos d’água da América do Sul e do Brasil, o Velho Chico banha seis estados e 505 municípios. A população na região da bacia hidrográfica representa cerca de 10% do quantitativo nacional.

CBHSF

Nenhum comentário:

Postar um comentário