sexta-feira, maio 14, 2021

FNE Verde Sol: Banco do Nordeste financia Projeto Sustentável de Energia Solar em Petrolândia-PE


A  Agência do Banco do Nordeste do Brasil em Floresta, no Estado de Pernambuco, contratou operação pela linha FNE Verde Sol com o cliente Gustavo Costa Baldi. O projeto inovador e sustentável conta com o aval do agropecuarista Gualter Luiz Baldi, criador com vasta experiência na ovinocaprinocultura, membro do Comitê Gestor Territorial da Ovinocaprinocultura no Território do Sertão de Itaparica, do Programa de Desenvolvimento Territorial (Prodeter-BNB).

O projeto será implantado na Cabanha Santa Clara, localizada na comunidade rural de Brejinho de Fora, no município de Petrolândia. O empreendimento atua na ovinocaprinocultura, com produção intensiva de ovinos e caprinos de corte, para comercialização nos frigoríficos da região.

O proodutor Gualter Luiz Baldi explicou que o sistema fotovoltaico será direcionado para a irrigação de pastagem (capim, milho, sorgo e palma forrageira) e uso doméstico no campo. A estimativa é de uma economia de 85% na conta de energia, com um período de 10 anos.

O desenvolvimento de projetos econômico com energias sustentáveis tem ganhado espaço em Pernambuco, pelas condições edafoclimáticas favoráveis. Considerando a crescente demanda de investimentos em projetos com energia sustentável, o Banco do Nordeste, através do Programa FNE Verde, realizou contratações de R$ 23,3 milhões em Pernambuco, em 2021.

Com amparo no Programa FNE Verde Sol Pessoa Física, o Banco do Nordeste contratou R$ 4,9 milhões para sistema fotovoltaico de energia solar, possibilitando um aumento na geração de energia, sem comprometer o meio ambiente.

O Agente de Desenvolvimento da Agência Floresta, Adelmo Azevedo, destacou as vantagens do projeto. "Por se tratar de energia limpa, sem poluição ou qualquer resíduo, a energia solar traz benefícios para o meio ambiente, com menor impacto ambiental", enfatizou.

O Gerente de Negócios do PRONAF, Welton Ramos também ressaltou a importância do projeto, como exemplo para outros produtores rurais produzirem sua própria energia, a partir de fontes renováveis, unindo sustentabilidade ambiental com redução de custos.

Veja mais fotos abaixo:


Blog de Assis Ramalho
Com informações e fotos: Agente de Desenvolvimento BN Adelmo Azevedo

Nenhum comentário:

Postar um comentário