sexta-feira, agosto 01, 2014

Detento toma armas de agentes, atira em policial e acaba baleado; veja detalhes do caso acontecido no Maranhão

Erinaldo Almeida Soeiro provocou tiroteio em Fórum

O interno do Complexo Penitenciário de Pedrinhas-MA, identificado como Erinaldo Almeida Soeiro, de 32 anos, promoveu um tiroteio e aterrorizou, no fim da manhã de ontem, o Fórum Desembargador Sarney Costa, no Calhau. Essa ação criminosa resultou em um policial civil baleado no pescoço, o investigador da Delegacia do Departamento de Narcóticos (Denarc) Enedias Chagas Neto, e no detento baleado nas costas e no abdômen. Erinaldo Almeida Soeiro responde a processo como executor dos proprietários da empresa Replub Ltda, José Mauro Alves Queiroz, de 57 anos, e José Queiroz Filho, 68 anos, no dia 11 de janeiro de 2012. Ele também participou do assassinato do companheiro de cela Jhonatan da Silva Luz Ferreira, o Jacozinho, de 20 anos, na Central de Custódia de Presos de Justiça de Pedrinhas, no dia 1º de julho deste ano.

De acordo com as informações repassadas pela assessoria do Fórum, o interno chegou ao local sob a escolta de dois agentes penitenciários para participar de uma audiência na sala da 4ª Vara do Tribunal do Júri, no 3º andar, sobre o duplo homicídio que teve como vítimas os irmãos Queiroz. A sessão foi presidida pelo juiz José de Ribamar Gullar Heluy Júnior, com a participação do promotor de Justiça Gilberto Câmara França Júnior, e do defensor público Lúcio Lins Siqueira Ramos.

O detento entrou para a audiência apenas com um agente, já o outro ficou na porta, aguardando o fim da sessão. No momento de o preso assinar a ata, foram retiradas as algemas. Ele então aproveitou a oportunidade e desferiu um soco nas partes íntimas do agente penitenciário e lhe tomar a arma e sair correndo da sala com a arma em punho. Na porta de entrada da Vara Criminal, Erinaldo Almeida aproveitou a distração de outro agente penitenciário, nome não revelado, e também tomou a sua arma.
Com as duas armas, o interno saiu correndo pelo corredor do Fórum e na entrada da Vara de Entorpecentes, também no 3º andar, ele se deparou com o policial do Denarc, que, inclusive, tinha sido responsável pela sua prisão. Nesse instante, ocorreu a troca de tiros e os dois saíram feridos.

Tiroteio - Quem também estava no local era o delegado titular do Denarc, Cláudio Mendes. Ele disse que participava de uma audiência na 2ª Vara de Entorpecentes em companhia de Enedias Chagas, já que eram testemunhas em um processo. Em determinado momento, o juiz pediu que o investigador se retirasse da sala para que fosse ouvida uma testemunha e em 30 minutos ele ouviu cinco disparos. Quando ele saiu da sala e encontrou com os dois baleados no chão do Fórum. "Olhei o meu amigo no chão e não pude fazer nada, já que eu estava desarmado. O Poder Judiciário do Maranhão deve rever a portaria que proíbe os policiais civis e militares de entrarem ao Fórum com arma, exceto quando estão de serviço", frisou o delegado.

O secretário da Sejap, Sebastião Uchoa, falou em entrevista ao jornalista Marcial Lima, para o programa da Rádio Mirante AM Abrindo o Verbo, que ainda ontem foi aberto um processo administrativo para verificar a escolta desse interno. Erinaldo Soeiro, pelo fato de ser considerado de alta periculosidade, deveria ter sido escoltado por um número maior de agentes penitenciários e não apenas com dois funcionários. Uchoa também disse que está viajando para a cidade de Coroatá, onde fiscaliza obras de unidades prisionais.
Pânico - As pessoas que presenciaram o episódio de ontem no fórum descreveram o fato como um verdadeiro tiroteio. Alguns chegaram até mesmo a se trancar nas salas, com receio de serem atingidos por uma bala perdida.

Segundo a assessoria do Fórum, os feridos receberam os primeiros atendimentos da equipe médica do Judiciário, e logo em seguida, dos socorristas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Devido ao estado grave, os pacientes foram levados para hospitais de São Luís. O investigador da Polícia Civil foi levado para um hospital particular, no Jaracati; e o detento, para o Hospital Municipal Djalma Marques, Socorrão I, no Centro.
Ainda na tarde de ontem, Enedias Chagas foi submetido a uma tomografia computadorizada e constatou que a bala não atingiu nenhuma artéria ou nervo, apenas alguns músculos do pescoço. Em consequência disso, o paciente não corre risco de morte. Já o interno passou por uma cirurgia pela equipe médica do Socorrão I e o estado clínico é bem delicado. Até o fechamento desta edição, ele estava internado na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) dessa unidade de saúde sob a vigilância de dois policiais civis e um agente penitenciário da Secretaria Estadual de Justiça e Administração Penitenciária (Sejap).

O Estado do Maranhão

Nenhum comentário:

Postar um comentário