quinta-feira, setembro 04, 2014

Petrolândia: Meninas de 11 a 13 anos recebem 2ª dose da vacina contra o HPV

A 2ª dose está disponível nas escolas e PSFs

Iniciada em Petrolândia a vacinação da segunda dose conta o vírus HPV, que protege contra o câncer do colo de útero, em meninas de 11 a 13 anos, que ocorrerá nas escolas e postos de saúde do município. A aplicação da segunda dose, seis meses após a primeira, é fundamental para garantir a imunização contra o HPV até que receba a dose de reforço, em cinco anos. Com o esquema vacinal completo, a adolescente garantirá a proteção contra o câncer de colo do útero, terceiro tumor mais frequente na população feminina, atrás do câncer de mama e do colorretal, e a terceira causa de morte de mulheres por câncer no Brasil.

Ressalta-se aos pais e responsáveis sobre a importância da vacina HPV e a ficarem atentos ao período de vacinação nas escolas das filhas e nos postos de saúde.

Para receber a segunda dose da vacina HPV, basta apresentar o cartão de vacinação da na escola e/ou unidade de saúde. Cada adolescente deverá tomar três doses para completar a proteção, sendo que a segunda, seis meses depois da primeira, e a terceira, de reforço, cinco anos após a primeira dose.

A vacina contra HPV tem eficácia comprovada para proteger mulheres que ainda não iniciaram a vida sexual e, por isso, não tiveram nenhum contato com o vírus. Hoje, ela é utilizada como estratégia de saúde pública em 51 países, por meio de programas nacionais de imunização. Estimativas indicam que, até 2013, foram distribuídas cerca de 175 milhões de doses da vacina em todo o mundo. A sua segurança é reforçada pelo Conselho Consultivo Global sobre Segurança de Vacinas da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Tomar a vacina na adolescência é o primeiro de uma série de cuidados que a mulher deve adotar para a prevenção do HPV e do câncer do colo do útero. No entanto, ela não substitui a realização do exame preventivo e nem o uso do preservativo nas relações sexuais. O Ministério da Saúde orienta que mulheres na faixa etária dos 25 aos 64 anos façam o exame preventivo, o Papanicolau, a cada três anos, após dois exames anuais consecutivos negativos.

“Cada menina é de um jeito, mas todas precisam de proteção”.


Fonte: Secretaria Municipal de Saúde com informações do Ministério da Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário