quinta-feira, setembro 04, 2014

Poesia e romance: dois pernambucanos vencem Prêmio da Biblioteca Nacional

Samarone Lima (Foto: Divulgação)

O Prêmio Literário da Fundação Biblioteca Nacional 2014 anunciou sua lista de vencedores, entregando R$30 mil por cada categoria. Antes, o prêmio era de R$12.500. Entre os nove contemplados, quatro foram editados pela Cosac Naify. O pernambucano Samarone Lima foi o ganhador da categoria Poesia com a obra O Aquário Desenterrado, publicado pela Confraria do Vento. De Pernambuco, a lista de ganhadores ainda teve o romance Nossos ossos, editado pela Record e de autoria de Marcelino Freire.

Da Cosac Naify, a lista reúne Você vai voltar pra mim, de Bernardo Kucinski, na categoria Conto; Eduardo Coutinho, de Milton Ohata, na categoria Ensaio Social; Esopo-Fábulas Completas, pelo projeto gráfico de Flávia Castanheira e, ainda, Pelo Nariz, de Arthur Rosenblat Nestrovski, que levou o prêmio de Literatura Infantil.

Além destes, a lista premiou Luiz Costa Lima pela obra Frestas — A teorização em um país periférico,no prêmio de melhor Ensaio Literário. A categoria Tradução destacou Marcelo Backes pela tradução de Michael Kohlhaas, publicação da Record e de autoria de Heinrich von Kleist. Daniella Bauer, autora de Morada das Lembranças, foi a vencedora da categoria Literatura Juvenil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário