quinta-feira, setembro 04, 2014

Combate ao desperdício: restaurante paranaense reduz em um mês quase 1 tonelada de sobra de alimentos

Empresa paranaense de refeições coletivas faz campanha e diminui em um mês quase 1 tonelada de sobra de alimentos, em apenas um dos restaurantes que administra. Mais de 805 Kg de comida deixaram de ser desperdiçados, quantidade suficiente para alimentar 1.150 pessoas por um dia.

Mais da metade do que o Brasil produz vai para o lixo. Nosso país, que é o quarto maior produtor de alimentos do mundo, desperdiça – segundo dados da Embrapa – uma média de 26 milhões de toneladas de alimento por ano, o suficiente para alimentar com café da manhã, almoço e jantar cerca de 19 milhões de brasileiros. Tal desperdício representa aproximadamente R$ 10 bilhões ao ano. E de olho neste cenário, sabendo da importância social e econômica-sustentável de evitar o desperdício de alimentos, a paranaense Risa, que administra refeições coletivas, deu um novo formato para a Campanha do Desperdício que realiza nas empresas clientes por todo o Brasil. Inicialmente, o novo projeto foi implantado em apenas uma unidade. Neste restaurante, atendido pela Risa desde 2011, é fornecida diariamente alimentação para mais de 1.180 colaboradores.

O objetivo, segundo a empresa, é conscientizar os consumidores sobre a importância de evitar as sobras sujas, aqueles alimentos que restam nos pratos. A primeira ação da Risa é medir o desperdício do restaurante durante o período de um mês. A segunda etapa é divulgar a quantidade de alimento desperdiçado para então começar a conscientização. Depois, os resultados são expostos aos consumidores e metas são estabelecidas. Em caso de resultados positivos, os consumidores do restaurante são contemplados com um cardápio diferenciado.

No mês de junho, por exemplo, o restaurante da empresa cliente da Risa teve sobra suja de 1.808,1 Kg. Já com a campanha em andamento, houve no mês de julho uma expressiva redução para 1.003 Kg de sobra, ou seja, mais de 805 Kg de alimentos deixaram de ser desperdiçados. Essa quantidade é suficiente para alimentar 1.150 pessoas por um dia! Para o mês de agosto a meta é reduzir a sobra de cada prato, que hoje é de 55 g, para 30 g.

“Os dados assustam diante da realidade do Brasil. As estatísticas nos mostram que cerca de 8% da população está em situação de subnutrição, ou seja, temos quase 20 milhões de pessoas passando fome. Por isso, toda campanha e conscientização feita é fundamental para reverter este cenário. E nossos consumidores são agentes multiplicadores de informação. O hábito que eles cultivam dentro da empresa, levam também para casa, passam para seus familiares, amigos e assim por diante”, diz Luis Felipe Gusso, diretor da Risa.

Fonte: Envolverde

Nenhum comentário:

Postar um comentário