terça-feira, outubro 15, 2013

TRE mantém cassação do prefeito de Petrolina Júlio Lossio(PMDB)

julio lossio II - divulgação

O Tribunal Regional Eleitoral manteve nesta terça-feira (15) a cassação do mandato e a suspensão dos direitos políticos do prefeito de Petrolina, Júlio Lossio (PMDB), por abuso de poder político e econômico durante o período eleitoral.

Por unanimidade, os desembargadores eleitorais rejeitaram os embargos de declaração interpostos pelo prefeito questionando a decisão original. O relator do processo foi o desembargador Fausto Campos.
O TRE, na mesma sessão, suspendeu a inelegibilidade e a multa aplicada ao vice-prefeito Guilherme Coelho (PSDB) porque na época do fato que ensejou a cassação de Lossio (distribuição de lotes com eleitores em maio de 2012) ele ainda não era candidato e não concorreu para a prática do crime.

No entanto, pelo princípio da “unicidade” da chapa, manteve a cassação do mandato dele.
Com relação ao ex-vice, Domingos Sávio (2009-2012), o Tribunal, por maioria de votos, também retirou a inelegibilidade e a multa que lhe havia aplicado.

Motivo: além de ele não ter sido candidato à reeleição na chapa de Lossio, também não contribuiu para a prática do crime eleitoral.

A ação contra o prefeito de Petrolina foi interposta pelo diretório municipal do PSB.

Com informações do Blog de Inaldo Sampaio

Nenhum comentário:

Postar um comentário