segunda-feira, dezembro 16, 2013

Vídeo documenta papel e atuação da Comissão Estadual da Verdade de Pernambuco, a primeira criada por lei no Brasil

Monumento "Tortura Nunca Mais", em Recife-PE

Instalada pelo governador de Pernambuco, Eduardo Campos, a 01 de junho de 2012, a Comissão da Verdade Dom Helder Câmara (CVDC) foi a primeira comissão estadual da verdade criada por lei no Brasil. Sua missão: analisar os casos de 51 mortos e desaparecidos políticos em Pernambuco, durante a ditadura militar instalada no País em 1964.

Até dezembro deste ano, a CVDC realizou 26 sessões públicas e 16 reservadas, com 63 depoentes, e digitalizou mais de 80 mil documentos vinculados aos casos dos mortos e desaparecidos políticos. Dos casos analisados, pelo menos dez já foram esclarecidos, entre os quais os assassinatos do Padre Henrique, Odijas Carvalho e Anatália Alves.

Acompanhe no vídeo, produzido pelo Núcleo de Jornalismo da Casa Civil, a trajetória da Comissão Dom Helder Câmara. Para assistir ao vídeo, clique no link> http://bit.ly/1b3M6ih

Secretaria da Casa Civil de Pernambuco
Núcleo de Jornalismo

2 comentários:

  1. Comissão Estadual da Memória e Verdade Dom Helder Cãmara CEMVDHC .

    ResponderExcluir
  2. é muito bonito o trabalho da comissão eles esclarecem e tornam públicas para a sociedade as graves violações de Direitos Humanos ocorridas entre 1946 e 1988 por motivação política em Pernambuco ou contra pernambucanos em outros territórios.

    ResponderExcluir