segunda-feira, dezembro 09, 2013

Momento Física: Movimento Uniformemente Variado


O Blog de Assis Ramalho, em parceria com o professor Roberto Oliveira oferece aos estudantes o Momento Física, no qual são divulgadas gratuitamente aulas de Física on line. O objetivo deste projeto é disponibilizar materiais que envolvem o ensino de Física para estudantes que pretendem se preparar para vestibulares ou simplesmente aprofundar seus conhecimentos na disciplina.

Aula 14: Movimento Uniformemente Variado


Se um móvel apresenta aceleração constante no decorrer do tempo, diremos que ele executa um movimento uniformemente variado (MUV), como é o caso de um trenó na neve, um carro, um foguete etc. O importante para reconhecermos um M.U.V. é o aumento da velocidade, mas com uma aceleração constante. Nessas condições a aceleração, em qualquer instante, apresenta o mesmo valor que a aceleração média, ou seja: am= a --- (MUV)


S é a posição do corpo num instante t qualquer

S0 é a posição do corpo no instante inicial t0
V é a velocidade do corpo num instante t qualquer
V0 é a velocidade do corpo no instante inicial t0
a é a aceleração do corpo, constante.

Um bom exemplo de Movimento Uniformemente Variado está no projeto pedagógico F1 na EREM, realizado na EREM Mª Cavalcanti Nunes de Petrolândia. Os estudantes aplicam uma força que faz movimentar os carrinhos de Fórmula 1, partindo do repouso e diminuindo a velocidade no fim do percurso, pois o atrito com a pista feita em MDF estabelece uma desaceleração constante. Veja vídeo.


Questão da aula on lineEncarte 14 - MUV (Movimento Uniformemente Variado)

Resolução da questão no vídeo-aula abaixo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário