sábado, janeiro 16, 2016

Escorpiões e mosquitos entre as pragas urbanas mais perigosas é tema do 'Saúde com Ciência' veiculado pela Web Rádio Petrolândia

Nova série do Saúde com Ciência, a ser apresentado de 18 e 22 de janeiro de 2016, completa trilogia sobre problemas relacionados ao contato com animais que frequentam zonas rural e urbana. O programa Saúde com Ciência é veiculado de segunda a sexta pela Web Rádio Petrolândia (http://webradiopetrolandia.com.br/), durante a programação. 


A quantidade de lixo produzida pelos seres humanos, a falta de predadores naturais e a existência de ambientes que servem de proteção, como terrenos baldios, são alguns fatores que facilitam a presença das chamadas pragas urbanas. Mais comuns em cidades de médio e grande porte, elas se proliferam com rapidez e oferecem riscos à saúde humana.

Um desses animais é o escorpião amarelo, habitante mais frequente das regiões Sudeste e Centro-Oeste e um dos principais causadores de acidentes domésticos graves no país. O coordenador do Serviço de Toxicologia do Hospital João XXIII, Délio Campolina, lembra que o escorpião teve facilidade na adaptação ao ambiente urbano, já que encontrou ambientes favoráveis ao seu desenvolvimento, como lotes vazios, entulhos e, principalmente, galerias de esgoto. A falta de predadores e a abundância de alimentos também colaboram para a sua proliferação e sua picada pode ser fatal. “Problemas como hipertensão, alterações e até mesmo falências cardíacas, além do veneno agir no pulmão, podendo levar ao edema de pulmão e mesmo ao óbito”, afirma Campolina.

O toxicologista acrescenta que o cuidado deve ser redobrado com as crianças – por terem um corpo mais leve, os efeitos do veneno são potencializados. Além disso, não se deve perder tempo com medidas caseiras, o correto é buscar assistência médica imediata para aplicação do soro. Sobre as formas de controle do artrópode, Délio Campolina comenta: “Manter os locais limpos, não manter os entulhos nem condições que favoreçam sua proliferação, como a presença de baratas que sirvam de alimento para ele. A dedetização deve ser feita, pois mesmo que não o extermine, indiretamente o ataca através da eliminação das suas fontes de alimento.”

Verão tende a acentuar ameaça de mosquitos

Normalmente associado ao calor, às praias e ao Carnaval, o verão brasileiro também traz consigo a facilidade de propagação de pernilongos, moscas e mosquitos, caso do Aedes aegypti,responsável por doenças como a dengue e a febre chikungunya. O professor da Escola de Veterinária da UFMG, Romário Cerqueira, explica como as altas temperaturas favorecem o aparecimento desses animais: “Quando se tem um ambiente com alta temperatura, há uma aceleração do desenvolvimento das fases larvárias do inseto, que permite, em um curto prazo de tempo, o surgimento de uma grande quantidade de insetos”.

Outras condições que contribuem para essa proliferação são depósitos de água em calhas, canteiros, pneus e vasos de planta, o que impulsiona o aumento dos casos de dengue. Para combater os insetos, o professor afirma que o uso de inseticidas é uma tática viável, mas isso deve ser feito de maneira complementar a outras ações.

Mais do que estar atenta ao acúmulo de água parada, a população deve criar consciência sobre o assunto. “O importante é que essas informações [sobre formas de combate] não sejam apenas notícias que são divulgados no período da crise. As pessoas devem ser, sistematicamente, informadas sobre isso, para que aquilo passe a fazer parte de sua cultura e o cidadão possa, sem necessidade de cobrança do poder público, tomar medidas para prevenção dos problemas”, conclui o professor.

Sobre o programa de rádio

O Saúde com Ciência apresenta a série “Mundo Animal III” entre os dias 18 e 22 de janeiro de 2016. O programa, produzido pela Assessoria de Comunicação Social da Faculdade de Medicina da UFMG, tem a proposta de informar e tirar dúvidas da população sobre temas da saúde.

UFMG

Nenhum comentário:

Postar um comentário