quarta-feira, abril 21, 2021

Prefeito de São Paulo, Bruno Covas, tem piora e é diagnosticado com líquido nos pulmões e no abdômen


O prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), apresentou uma piora no quadro de saúde e foi diagnosticado com líquido nos pulmões e no abdômen.

A presença do líquido ocorreu por conta de uma inflamação provocada pelo câncer que ele enfrenta na região da cárdia, localizada na transição entre o estômago e o esôfago, com metástase em outras áreas do corpo.

A informação foi dada na tarde desta quarta-feira (21) em coletiva de imprensa da equipe médica que assiste o prefeito.

Covas foi internado na última quinta-feira (15) para a realização de exames de controle, que descobriram novos focos de tumores nos ossos e no fígado.

De acordo com os médicos, o prefeito poderia receber alta e continuar com o tratamento oncológico, mas na sexta-feira (16) foi constatada a presença do líquido no abdômen e nos dois pulmões, e um tratamento com drenos foi iniciado no dia seguinte.

"O prefeito veio fazer uma avaliação rotineira e os exames de imagem mostraram avanço da doença, tanto nos ossos, quanto no fígado. Isso fez com que os oncologistas adotassem uma nova proposta terapêutica", disse o médico David Uip.

"Havia previsão de alta para o início da semana, mas houve este fato novo - a inflamação do tumor causou acúmulo de líquido no abdômen e nos pulmões, entre as pleuras" continuou .

O prefeito também começou a receber alimentação parenteral (por meio de uma sonda) durante as madrugadas para auxiliar no ganho de peso. De acordo com a equipe médica, ele emagreceu um pouco, mas a complementação visa especialmente prepará-lo para o novo tratamento.

Ainda de acordo com a equipe médica, Bruno Covas responde bem ao tratamento e permanecerá despachando do hospital.

Em boletim médico publicado na sexta, os médicos haviam anunciado que o prefeito teria alta no início da semana. No entanto, em comunicado divulgado na terça-feira (20), a equipe médica declarou que "ainda não há previsão de alta hospitalar".

Nas redes sociais, Bruno Covas agradeceu o apoio que vem recebendo.

"A luta continua e o trabalho não pode parar. O apoio e o carinho que recebo todos os dias me dão cada vez mais força. Seguirei como sempre: de cabeça erguida e cumprindo, junto com minha equipe, nossos compromissos com São Paulo", disse Covas nas redes sociais.

O tucano está sendo acompanhado pelas equipes médicas coordenadas por David Uip, Artur Katz, Tulio Eduardo Flesch Pfiffer e Roberto Kalil Filho, no Hospital Sírio Libanês, na capital paulista.

Por Livia Machado, Marina Pinhoni e Vivian Reis, G1 SP — São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário