terça-feira, março 24, 2020

Novo coronavírus não é transmitido por cães e gatos, diz veterinário


Estúdio do Blog de Assis Ramalho e da Web Rádio Petrolândia - 'Eles quem mandam'

Muita gente anda preocupada com a possibilidade de contaminação pelo coronavírus de animais de estimação ou transmissão da doença. Antes de mais nada, é preciso esclarecer que há vários tipos de coronavírus. Esses microorganismos ganharam esse nome porque se parecem com uma coroa, quando vistos pelo microscópio. Algumas cepas - que são mutações genéticas desses microorganimos - infectam seres humanos, outras só animais.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, eles "são uma grande família de vírus que causam doenças, que variam do resfriado comum a enfermidades mais graves, como a Síndrome Respiratória do Oriente Médio, Mers, e a Síndrome Respiratória Aguda Grave, Sars."

Ainda segundo a OMS, "investigações detalhadas descobriram que o Sars-CoV foi transmitido das civetas (um mamífero carnívoro de origem asiática) para humanos na China em 2002, e o Mers-CoV de camelos dromedários para humanos na Arábia Saudita em 2012."

A cepa que está provocando a atual pandemia no mundo é o Covid-19. E não se tem notícia de que animais de estimação domésticos, como cães e gatos, sejam afetados por ele ou que possam transmitir a doença. 'Cães e gatos não transmitem a doença', afirma o membro da Comissão de Medicina Veterinária do Coletivo do Conselho Regional de Medicina Veterinária de Minas Gerais, José Lasmar.

Segundo o veterinário, pode haver risco de contaminação no caso, por exemplo, de uma pessoa infectada pelo Covid-19 espirrar sobre um cachorro, por exemplo. E outra pessoa abraçar o animal e colocar a mão na boca, tendo contato com a secreção do doente. Mas o risco de contaminação é o mesmo de alguém pegar numa maçaneta, por exemplo. E é preciso ter os mesmos cuidados, como evitar o contato com pessoas contaminadas, lavar as mãos, usar álcool. Mas cães e gatos não transmitem a doença.

Aqui no Brasil, há um tipo de coronavírus que que provoca peritonite em gatos e não há vacina. Outra variação do vírus causa gastroenterite em cães, que têm de ser vacinados anualmente, explica o veterinário. Mas esses dois tipos de corona vírus não afetam seres humanos.

Membro da Comissão de Medicina Veterinária do Coletivo do Conselho Regional de Medicina Veterinária de Minas Gerais, José Lasmar diz que novo coronavírus não é transmitido por cães e gatos — Foto: Arquivo pessoal/Divulgação

Por Luciane Amaral, TV Globo — Belo Horizonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário