segunda-feira, abril 28, 2014

Petrolândia: Presidente da Câmara, Fabiano Marques, reúne grupo político para discutir futuro do município


Várias lideranças políticas do município de Petrolândia se reuniram na sexta-feira passada (25), durante um café da manhã na casa do presidente da Câmara de Vereadores, Fabiano Jaques Marques, para declarar apoio ao pré-candidato a deputado federal pelo PTB, Zeca Cavalcanti, e à reeleição do deputado estadual Rodrigo Novaes (PSD). Foram também discutidos vários assuntos em relação ao município.

Entre outras lideranças, estiveram presentes, além de Zeca Cavalcanti, Rodrigo Novaes e Fabiano Marques, os vereadores Carlinhos, Noca, Zé Pezão, Jorge Viana e Rogério Novaes.

Em discurso, todos firmaram acordo com as candidaturas de Zeca Cavalcanti e Rodrigo Novaes para as eleições de outubro, com exceção do vereador Jorge Viana, que afirmou ser Rodrigo Novaes seu amigo, mas que já teria compromisso de apoio a reeleição do candidato a deputado estadual Everaldo Cabral. No mais, o vereador afirmou compromisso de apoiar aos candidatos do grupo, Armando Monteiro (PTB) para o governo do Estado, João Paulo (PT) para o Senado e Zeca Cavalcanti (PTB) para deputado federal.

Em discurso, Fabiano agradeceu aos que compareceram ao encontro, afirmando que ali não era apenas ele quem estava tentando resolver os problemas do município e sim todos ali presentes. Fez questão de dizer que não comungava com a palavra  oposição e situação. Lembrou que o atual gestor do município, Lourival Simões (PR), é seu amigo e que tem muito respeito por ele, mas  dentro da política municipal tem pontos com os quais seu atual grupo não concorda.
 "A gente acha que tem como fazer melhor, que tem alguns pontos em que a gente pode melhorar e, por isso, essa é a razão de, hoje, a gente estar com outros candidatos". Fabiano lembrou que em junho de 2013, ele, juntamente com os vereadores Carlinhos, Zé Pezão e Noca, resolveram, de comum acordo, mudar um pouco sobre o que vinha acontecendo na política, não só em Petrolândia, mas em outros municípios do estado. "Antes, os líderes políticos viajavam para a Capital, e lá faziam os seus acordos, e lá definiam os rumos dos municípios sem ouvir a base, sem ouvir os representantes principais, que são os vereadores, que são os políticos mais próximos do povo. Hoje tem um prefeito na cidade, mas vereadores são onze. E na hora que o eleitor procura alguma pessoa para resolver o problema dele, ele procura o vereador, porque ele acha onze. Então nós procuramos, não sei se vamos conseguir, mudar um pouco isso. Então nasceu a ideia de a gente procurar pessoas para apoiar, que tivessem  compromisso com os nossos ideais, com o que a gente pensa para o nosso município". (Veja entrevista completa com Fabiano Marques em matéria que será postada em breve).

O veredor Rogério Novaes ressaltou a importância do encontro, destacando a importância de apoiar candidatos (Zeca Cavalcanti e Rodrigo Novaes) que são sertanejos e conhecem o verdadeiro Sertão. Lembrou que, em outras eleições, quando apoiou Rodrigo Novaes, muita gente dizia que ele estava apoiando um candidato que não ia ter futuro, mas que hoje Rodrigo Novaes está provando toda a sua competência, se destacando em busca de melhorias para o povo da região. Rogério Novaes também lembrou da importância da audiência pública promovida por Rodrigo Novaes no Projeto Icó Mandantes, no ano passado. Segundo Rogério, após a audiência, houve melhoras que beneficiaram os produtores daquela região.

O vereador Noca lembrou ter entrado na política em 1983, na época de Dr. Simões. O vereador destacou a importância de Dr. Simões para o município, mas que agora estava livre para voar. "Sempre lutei por uma Petrolândia para todos, mas não é o que estamos vendo. A gente sente que o povo de Petrolândia está querendo mudanças, e essa renovação começa com Zeca Cavalcanti e Rodrigo Novaes. Eu estou feliz e satisfeito com esse grupo", disse.

O vereador Carlinhos afirmou que é preciso dar um basta na continuidade política de Petrolândia, e cobrou de Rodrigo Novaes que lute na ALEPE (Assembleia Legislativa de Pernambuco) para trazer assistência técnica para os agricultores do município de Petrolândia. "Petrolândia nunca teve assistência técnica, porque o IPA nunca deu assistência técnica aos produtores do município", disse Carlinhos.

O vereador Zé Pezão fez criticas a pessoas, que segundo ele, andam dizendo por aí, que o grupo foi formado por causa de dinheiro. "Muitos dizem que estamos aqui por dinheiro, o que não é verdade. Eu só não votei em Rodrigo Novaes em 2010 porque eu tinha compromisso com o prefeito. Mas agora estamos junto com esse grupo", disse o vereador.

O vereador Jorge Viana destacou a coragem dos vereadores, que antes eram do grupo do prefeito, e que agora passaram a fazer parte de um outro grupo. "Agora eles estão vendo a situação do município", disse Jorge, lembrando que não votava em Rodrigo Novaes, por ter compromisso com um outro candidato, mas que exaltava o bonito trabalho do deputado.

Foto
Zeca Cavalcanti  se disse muito satisfeito com o apoio do grupo que o estava recebendo naquele momento. "Cada vez que você tem lideranças tão distintas ao nosso lado, como suplentes de vereadores, vereadores, são seis vereadores, inclusive o presidente da Casa, e todo esse grupo que a gente está vendo reunido aqui, então a gente fica extremamente com a responsabilidade cada vez maior com esse município, para que eu possa honrrar cada voto da confiança dessas pessoas para com a minha pessoa."

Rodrigo Novaes destacou a força do grupo. "Hoje é um grande dia. É um dia em que a gente pode reunir esse novo grupo, e a gente começa a desenhar uma caminhada muito próxima para esse grupo político, e para o município de Petrolândia. Pra mim é uma honrra poder fazer política em Petrolândia ao lado dessas pessoas. O que uniu essas pessoas, que aqui estão em torno de um grupo político, foi justamente o nosso sentimento de que Petrolândia precisa melhorar, e que as pessoas possam viver de uma maneira mais justa e motivada por um futuro mais próximo para essa gente", disse Rodrigo lembrando da bravura dos vereadores que deixaram a base do gestor municipal.

Após o café da manhã, o grupo e sua comitiva se dirigiram para visita ao Mercado Público de Petrolândia, onde ocorria a feira livre. No corpo a corpo realizado na feira, os políticos cumprimentaram os feirantes e ouviram demandas, em conversa com as pessoas que passavam pelo local.

O almoço foi realizado na chácara do empresário Joilton e o encerramento da visita do grupo ao município aconteceu à noite, no Sítio Umbuzeirão, onde as lideranças políticas reuniram-se com produtores daquela região no salão do Bar e Lanchonete Taciana. Em discurso, todos firmaram compromissos de melhorias para os agricultores.

No Sítio Umbuzeirão, Zeca Cavalcanti se disse encantado com a região. "Vocês moram em um dos lugares mais ricos e, ao mesmo tempo, um dos lugares mais esquecidos de Pernambuco. É um absurdo a gente ficar sabendo que os produtores dessa região não têm assistência técnica. Eu me comprometo a trazer recursos e implementos agrícolas para esta região. Petrolândia tem que ser uma Petrolina", disse Zeca.

Foto
Em seu discurso no Sítio Umbuzeirão, Rodrigo Novaes fez duras criticas à Codevasf, empresa que, segundo ele, só leva as coisas boas para Petrolina. "Tudo de bom vai para Petrolina, 95% dos investimentos da Codevasf vão para Petrolina. Eu faço um apelo ao meu amigo Zeca Cavalcanti que, se eleito, olhe para o povo de Petrolândia", disse Rodrigo Novaes, que encerrou o seu discurso fazendo críticas também à gestão do prefeito de Petrolândia, Lourival Simões, e prometeu voltar após a eleição, juntamente com o mesmo grupo, para fazer o forró da vitória no salão do Bar e Lanchonete Taciana, local do encontro.

A reportagem do Blog de Assis Ramalho realizou entrevistas que serão postadas em breve. Entrevistamos o pré-candidato a deputado federal e ex-prefeito de Arcoverde por dois mandatos, Zeca Cavalcanti, o deputado estadual e candidato a reeleição Rodrigo Novaes, e o presidente da Câmara de Vereadores de Petrolândia, Fabiano Jaques Marques.

Para ver fotos dos eventos, clique abaixo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário