quinta-feira, julho 25, 2013

Gestores municipais podem participar de cursos internacionais de descentralização e governabilidade local


A rede Cidades e Governos Locais Unidos (CGLU) promove, de 25 de setembro a 20 de dezembro, a quarta edição do Curso de Descentralização e Governabilidade Local. Ministrado à distância, o curso é destinado ao corpo técnico e político das Prefeituras e de outros níveis de governos.

A iniciativa tem por objetivo promover o debate sobre a governabilidade local democrática e fortalecer os processos de descentralização e de autonomia local mundialmente. O curso divide-se em duas linhas: uma com enfoque em temas relativos à América Latina, ministrada em espanhol; e outra que trará uma perspectiva mais global, sendo ministrada em inglês.

A CLGU oferta 20 vagas para cada modalidade, não sendo cobrada nenhuma taxa de participação. Para concorrer a uma vaga, os interessados devem preencher formulário e encaminha-lo aos organizadores até o dia 6 de setembro, juntamente com cópia do documento de identidade e carta de recomendação da instituição onde trabalha.

Gestão do Solo

De 27 de outubro a 1º de novembro, o Lincoln Institute of Land Policy promove curso presencial na cidade de Curitiba que abordará o desenvolvimento profissional sobre gestão do solo em grandes projetos urbanos. O curso – que faz parte de uma série de atividades educativas realizadas pelo Instituto na América Latina e é realizado em colaboração com a Universidade Federal do Paraná e o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba – também contará com um componente online a ser realizado entre os dias 7 e 18 de outubro.

Na oportunidade, serão abordados temas como mercados de solo na América Latina, transformações urbanas, captação de recursos, gerenciamento e valorização do solo, fortalecimento de eixos de crescimento. Além disso, serão apresentados e analisados pelos participantes casos latino-americanos.

Os interessados devem enviar até o dia 5 de agosto os documentos previstos no edital. O curso é gratuito e os organizadores vão oferecer alojamento em hotel aos participantes.

Veja o formulário de inscrições do curso da CGLU aqui e outras informações sobre o evento aqui. O edital do curso do Lincoln Institute of Land Policy pode ser acessado aqui.

Agência CNM (Confederação Nacional dos Municípios)

Nenhum comentário:

Postar um comentário