terça-feira, janeiro 21, 2014

Tráfico de pessoas é tema da Campanha da Fraternidade de 2014


Como em todos os anos, o tema e o lema da Campanha da Fraternidade 2014 são definidos pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e em 2014 o tema é “Fraternidade e Tráfico Humano” e o lema “É para a liberdade que Cristo nos libertou”. (Gl 5,1).

O intuito da Campanha é identificar as práticas de tráfico humano em suas várias formas e denunciá-lo como forma de violação da dignidade e da liberdade humana, mobilizando cristãos e a sociedade brasileira para erradicar o problema, com vistas ao resgate da vida dos filhos e filhas de Deus.

Ir. Rosita Milesi, integrante do Setor Pastoral da Mobilidade Humana da CNBB e Diretora do Instituto Migrações e Direitos Humanos (IMDH), disse, em outubro, que a escassez de estatísticas e de registros desta forma de exploração deixa a sociedade ainda sem perceber sua amplitude, mas que, aos poucos, vai se revelando a realidade do comércio de seres humanos para as mais vis finalidades como trabalho escravo, exploração sexual, comércio de órgãos, entre outras. “Aqui, novamente, o chamado a estarmos ao lado das vítimas para reerguê-las e curá-las, para denunciar estas violações e para demandar o poder constituído a tomar medidas de enfrentamento a este crime e a implementar políticas públicas de assistência às pessoas escravizadas”, afirmou.

“O objetivo geral da Campanha da Fraternidade será identificar as práticas de tráfico humano em suas várias formas e denunciá-las como violação da dignidade e da liberdade humanas, mobilizando cristãos e pessoas de boa vontade para erradicar este mal com vista ao resgate da vida dos filhos e filhas de Deus”, afirmou o assessor do Setor Música Litúrgica da Conferência Nacional dos Bispos do brasil (CNBB), padre José Carlos Sala.


Jornal O Dia, Jovens Conectados e CNBB