quarta-feira, setembro 23, 2020

Petrolândia: Começa nesta quarta (23/09) e vai até o sábado (26) a I Semana da Diversidade da Surdez e Suas Múltiplas Formas de Comunicação

Realização: 
Maria Helena Souza Novaes - Psicopedagoga, Especialista em Eduacação Indusiva
Aislane Melo Campos - Pedagoga, Intérprete de Libras 

SETEMBRO em tons de AZUL


Durante essa semana entre os dias 23 e 26 de setembro, acontece em nosso município a
I Semana da Diversidade da Surdez e suas Múltiplas formas de Comunicação.

O evento é uma realização das professoras Maria Helena Souza Novaes (Psicopedagoga e Especialista em Educação Inclusiva) e Aislane Melo Campos (Pedagoga e Intérprete de Libras), e trás como tema principal o SETEMBRO em tons de AZUL.

A temática visa dar visibilidade a surdos que ouvem, oralizados, que se comunicam em Libras e também escrevem e são leitores da Língua Portuguesa.

Pretende-se colaborar com várias campanhas espalhadas por todo Brasil que objetivam informar à sociedade que surdos podem falar e ouvir através de tecnologias auditivas - implante coclear e aparelhos auditivos convencionais são duas delas -, na sua grande maioria, são oralizados - fazem leitura orofacial e entendem o que os ouvintes estão dizendo - e também são sinalizados, usuários de LIBRAS.

“Queremos esclarecer que todas essas diferenças existem.” (Maria Helena e Aislane)

A parceria entre as professoras vem de longa data, foram elas que em 26 de Setembro de 2012 promoveram (através do Centro Beethoven) em Petrolândia -PE o I Encontro em alusão ao Dia Nacional do Surdo. E este ano, sentiram a necessidade de repetir e ampliar esse grande feito.

SOBRE O SETEMBRO AZUL

O mês de Setembro é mundialmente comemorativo, e marcante para a comunidade surda e de pessoas com Deficiência Auditiva pois é repleto de datas significativas que refletem a história de lutas e conquistas destas pessoas.

A cor azul faz referência a uma memória carregada de sofrimento. Quando na Segunda Guerra mundial os nazistas consideravam as Pessoas com Deficiência (PcD) como incapazes/inferiores, e os obrigava a usarem uma faixa de cor azul fixada no braço, para que assim fossem identificados facilmente. Nesse período algo em torno de 200.000 pessoas com deficiência foram assassinados pelos nazistas.

Atualmente o azul representa a luta por representatividade e o orgulho da comunidade surda e de pessoas com deficiência auditiva.

SOBRE A DIVERSIDADE SURDA

“É preciso falar MAIS e MUITO sobre a diversidade da surdez. É preciso falar MAIS e MUITO sobre os prejuízos da perda auditiva não tratada. É preciso falar BEM MAIS sobre capacitismo no mercado de trabalho. É preciso GRITAR que para falar de diversidade e inclusão é preciso coerência. É preciso falar MAIS e MUITO sobre acessiilidade e lembrar que, sem chamar os maiores interessados para a conversa, não dá! É preciso escancarar a diversidade da surdez. Existe um buraco enorme entre o avanço exponencial da tecnologia e o avanço das mudanças culturais. A opinião pública ainda acha que surdo é “só” quem não ouve “nada”, que ‘todo surdo usa libras’ e que essa é a única acessibilidade possível para uma pessoa surda. A surdez tem graus (leve, moderado, severo e profundo) e as pessoas surdas podem ouvir, falar e se comunicar através das tecnologias e de libras também. Para aprender, desaprenda e reaprenda. Diversidade é reconhecer, validar e respeitar TODAS as existências. Que neste mês possamos celebrar TUDO e TODOS os envolvidos no universo da surdez.” (Paula Pfeifer – Surda Oralizada)

Público Alvo: 


* Familiares, Alunos e Ex Alunos da turma de Atendimento Educacional Especializado para alunos Surdos do Centro Beethoven.

* Gestores e professores das escolas regulares com alunos do AEE- Surdez regularmente matriculados.

PROGRAMAÇÃO:


23/09 – Webnário – Setembro em Tons de Azul:

Tema 1 - A Diversidade da Surdez e suas Múltiplas Formas de Comunicação. (Aislane Melo Campos) Tema 2 – Direitos Linguísticos dos Surdos. (Maria Helena Souza Novaes)

Horário – 10h às 12h Plataforma: Meet


24/09 – Diálogo com as famílias:

Tema 1 – Setembro Amarelo – A depressão causada pela Surdez e outras deficiências. (Andressa Carvalho – Psicóloga/ Coordenadora do CAPS Petrolândia)

Tema 2 – Direitos da Pessoa Surda no Brasil. (Aislane Melo Campos e Maria Helena Souza Novaes)

Horário – 10h às 12h Plataforma: Meet

25/09 – Encontro Formativo:

Tema – Entre nesse laço: A acessibilidade Linguística dos Surdos. (Aislane Melo Campos e Maria Helena Souza Novaes)

Horário – 10h às 12h Plataforma: Meet


26/09 – Encerramento:

Confraternização em Família - Piquenique em Casa.

Blog de Assis Ramalho
Informação: Maria Helena Souza Novaes - Psicopedagoga, Especialista em Eduacação Indusiva

Nenhum comentário:

Postar um comentário