domingo, janeiro 21, 2018

Professor Gilberto Menezes, lenda viva de Petrolândia, completa 89 anos

Ontem: Gilberto Menezes em seu estabelecimento comercial, ''Casa dos Garotos'':
Hoje: Seu Gilberto e dona Nicinha 

Neste domingo, 21 de janeiro de 2018, o Blog de Assis Ramalho homenageia uma lenda viva de Petrolândia, o professor Gilberto de Menezes. Professor Gilberto, como carinhosamente sempre foi chamado, recentemente celebrou seus 89 anos de idade. 

Na velha Petrolândia, ele foi comerciante, professor de História e contador das principais empresas comerciais da cidade. Já na nova Petrolândia, em 2014, o também historiador e escritor lançou o livro 'De Jatobá a Petrolândia Jatobá: três nomes, uma cidade, um povo'.

Um belo texto de José Isídio da Silva, abaixo reproduzido, prefacia o livro do sr. Gilberto, cuja primeira edição está esgotada. 


Por: José Isidio da Silva

Ao ser incumbido de fazer o prefácio do magnífico trabalho do prof. Gilberto de Menezes, me senti, não só honrado, mas com uma sensação de reverência por estar representando uma obra de tamanha envergadura. O autor de “DE JATOBÁ À PETROLÂNDIA- Três nomes, uma cidade, um povo ” foi meu professor de História Geral, Francês e Técnica de Contabilidade. Considero-me, portanto, ao fazer esta introdução, como um vassalo, um arauto, que vai adiante do seu mestre para anuncia-lo.

O professor Gilberto, com seu jeito aparentemente tímido, falando pouco e em voz baixa, revela-se um profundo observador dos fatos ocorridos em Petrolândia e seus arredores, fatos que, com certeza, passaram despercebidos à maioria dos moradores da região, sendo ele detentor de conhecimentos que nos enriquecem, com valor de relíquia inestimável. Com este belo trabalho ele demonstra ser não apenas um professor de História, não apenas o Contador das empresas comerciais de Petrolândia, mas um historiador, um escritor, talvez nunca antes reconhecido.

Com clareza, com comprovação documental, citando publicações dos veículos de comunicação da época, leis e decretos, o nosso querido professor descreve o surgimento e o desenvolvimento, altos e baixos, acontecimentos sociais, políticos e culturais da cidade e do povo petrolandense. Começando por Tacaratu, vai alinhavando os detalhes históricos que deram origem a Jatobá, Itaparica e depois Petrolândia, citando a visita do imperador Pedro II a essa região, e os benefícios advindos da estrada de ferro e do cais. É digna de nota a referência sobre a dimensão das ruas (na velha Petrolândia), largas, obedecendo a um projeto que, na linguagem do professor, “devia fazer corar de vergonha os engenheiros da CHESF que planejaram cidades com ruas de quatro e seis metros de largura para substituírem as que foram inundadas pelas águas de suas barragens”. Para quem esqueceu, ou deseja relembrar, reavivando a memória, o autor cita, minuciosamente, estabelecimentos como: lojas de grande porte, bodegas, padarias, discotecas, escolas, bares e barbearias, citando os nomes de seus respectivos donos. É uma riqueza de detalhes que faz com que qualquer filho de Petrolândia se emocione viajando no tempo para se encontrar em locais que lhe eram tão familiares. Retrata com imparcialidade o ataque de Lampião a Petrolândia (na época Jatobá), descrevendo os momentos de angústia e tensão pelo sequestro do Cel. Aureliano de Menezes (o pai Lero), cuja vida foi salva pela corajosa intervenção de sua neta. Outro tema extensivamente abordado é o da educação, quando relembra, ainda na então Itaparica, a Semana Ruralista, promovida pela Companhia Agrícola e Pastoril do S. Francisco em julho de 1935, com notáveis resultados na educação das crianças, e o seu retrocesso com o surgimento do Estado Novo em 1937. Enfatiza a criação dos estabelecimentos de ensino, e a dedicação dos professores da época; o importantíssimo papel do jornalista Hildebrando Gomes de Menezes, seu pai, no progresso cultural, social e político de Jatobá e Petrolândia. Concluindo, para não tomar aqui demasiado espaço, a obra do professor Gilberto Menezes é um verdadeiro glossário onde encontramos todas as informações sobre a origem, fases e desenvolvimento de nossa amada cidade. Nenhum filho dessa terra, naturalizado, ou amigo, deve deixar de ler este valioso documento histórico. Parabéns, professor Gilberto, pelo seu excelente trabalho!

José Isidio da Silva

Blog de Assis Ramalho

Um comentário: