domingo, outubro 08, 2017

Petrolândia: Vendas na carreta do Programa de Artesanato de Pernambuco na Festa do Padroeiro reforçam renda de artesãos petrolandenses






O comércio de produtos do artesanato local em Petrolândia exige muita persistência dos artesãos do município. As maiores receitas no setor são oriundas de participações em feiras e outros eventos, em geral fora da própria cidade. Este ano, no entanto, artesãos petrolandenses que expuseram seus produtos na Unidade Móvel do Programa de Artesanato de Pernambuco (PAPE), durante os festejos do Padroeiro São Francisco de Assis, foram recompensados com a alta visibilidade, reconhecimento da população e vendas para reforçar o orçamento. Foram mais de R$ 3 mil em vendas.

A carreta esteve estacionada na Praça da Matriz, no centro da cidade, de 25 de setembro a 04 de outubro. A unidade começou com produtos de 39 artesãos e concluiu sua estada em Petrolândia com mais de 40 artesãos, alguns deles resgatados para divulgação ao público que visitou a unidade móvel. O livro de visitas foi assinado por mais de 1600 pessoas e, nos horários de pico, nem todos os visitantes tiveram oportunidade de deixar o autógrafo.

"A carreta do Artesanato de Pernambuco deu grande visibilidade aos artesãos de Petrolândia e fez a diferença para o município. Todos que comercializaram nesse espaço se despediram dela já com vontade de que ela venha novamente em 2018. Faremos o que estiver ao nosso alcance para ajudar nossos companheiros artesãos", afirmou a artesã Fátima Belém, presidente da Café com Arte, entidade que se responsabilizou pela carreta e seus equipamentos durante sua passagem por Petrolândia.


"Foi sonho realizado ver os resultados obtidos pelos artesãos locais com a unidade móvel. Antes mesmo da partida da carreta, os artesãos já ansiavam pela vinda da carreta no próximo ano, pedido que será feito o mais cedo possível pela Café com Arte, em nome de todos os artesãos de Petrolândia", acrescentou Fátima.

"Agradecemos ao Governo do Estado, por meio do Centro de Artesanato de Pernambuco e PAPE, na pessoa do diretor Thiago Ângelus e toda a sua equipe, por atender ao pedido da Associação Café com Arte, para disponibilizar a Unidade Móvel de Artesanato para Petrolândia, visando empreendedorismo aos artesãos com a exposição e comercialização dos produtos artesanais locais, durante a Festa do Padroeiro de Petrolândia São Francisco de Assis. Agradecemos também à prefeita de Petrolândia, Janielma Souza, e à secretaria de Educação e Cultura, Alexandrina Neta, ao diretor de Cultura Deison Bezerra, e aos servidores do Departamento de Cultura Clébio Monteiro e produtor cultural Alexandre Sertão. Agradecemos muito ao pessoal da Prefeitura que não descuidou da limpeza do local onde a carreta ficou estacionada. Agradecemos ao sr. Antonio, da Atel, pela gentileza de atender nosso pedido e disponibilizar um ponto de internet para atender aos artesãos durante todo o período. Agradecimentos especiais ao motorista da Unidade Móvel, sr. Cleiton Conde, muito atencioso e prestativo em sua missão. Agradecimentos às artesãs Adhalys Ielba, Terezinha Marques, Poliana e Tiana, instrutoras das oficinas realizados na Praça da Matriz. E, é claro, nossos agradecimentos a todos os artesãos que colocaram seus trabalhos na Unidade Móvel e a todas as pessoas que nos visitaram, apoiaram o artesanato petrolandense e, quando foi possível, comprou nossas peças", declarou a artesã. 

Comercializaram na unidade móvel, além de associados da Café com Arte, artesãos da Artes da Nossa Gente, Amarte, Artes do Sertão e Riquezas da Terra. Individualmente, entre outros, divulgaram seus trabalhos a jovem Fran, com bijuterias de inspiração astrológica, e Socorro, produtora de originais peças talhadas em madeira, totalmente vendidas. Jovens atendidos pela Casa das Juventudes de Petrolândia também tiveram espaço para expor e comercializar bijuterias produzidas por eles.

Além do espaço para exposição e vendas, a unidade móvel ainda promoveu oficinas de artesanato, com chaveiros em biscuit, palha e tecido.

PAPE

Criado em março de 2008 pela Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (AD Diper), o Programa do Artesanato de Pernambuco (Pape) tem como objetivo promover o desenvolvimento do setor artesanal do Estado e valorizar o artesão pernambucano através de ações e políticas públicas, fortalecendo a Cadeia Produtiva do artesanato local. Entre as principais ações desenvolvidas pelo Pape estão a coordenação da Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte), os dois Centros de Artesanato de Pernambuco (Recife e Bezerros) e a Unidade Móvel do Artesanato. Além disso, o Programa também apoia a participação de artesãos em feiras de artesanato locais, nacionais e internacionais.

Ver mais fotos>Unidade Móvel Artesanato de PE em Petrolândia (25/09 a 04/10/2017)

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Unidade Móvel do Artesanato PAPE/Petrolândia

Nenhum comentário:

Postar um comentário