sábado, setembro 26, 2020

Eleições 2020: Petrolândia tem 5 chapas registradas com candidaturas a prefeito; 160 vão disputar as 11 cadeiras da Câmara Municipal

O prazo para encerramento do registro das candidaturas no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) terminou neste sábado (26/09). Os dados referentes a Petrolândia indicam, até o momento, cinco chapas majoritárias (candidatos a prefeito e vice) e 160 candidaturas a vereadores. 

As candidaturas na majoritária são:

DR. JOÃO e Lulão (13) - "Petrolândia vai sorrir de novo" (PODE / PSL / AVANTE / PT)
FABIANO MARQUES e Rogério Novaes (14) - "Petrolândia pode mais" (PTB / PSD / REPUBLICANOS / MDB)
FABIANO OLIVEIRA e Cleusa Chagas (90) - PROS/Sem coligação
JANE e Anselmo da Farmácia (40) - "Por amor a Petrolândia" (PSB / SOLIDARIEDADE / DC / PRTB)
JOÃO BATISTA JOTA e Assis Cavalcanti (23) - CIDADANIA/Sem coligação

O destaque da eleição majoritária é a coligação entre PT e PSL, legendas colocadas em extremos opostos no cenário político nacional, após o embate das eleições presidenciais de 2018. 

Proporcional

A eleição proporcional tem, até agora, 160 candidatos a uma das 11 cadeiras na Câmara Municipal de Petrolândia. 

Há alguns destaques nas candidaturas à Câmara Municipal. Um deles é o nome de urna escolhido pela  professora Adriana Gomes de Araújo (PSOL), candidata a prefeita pelo PT em 2016. O nome de urna da candidata é LUTAS, indicativo de que poderá ser um mandato coletivo.

Após idas e vindas, entre o grupo de Fabiano (PTB) e o de Dr. João (PT), o popular Cézar de Creuza fez o registro de sua candidatura pelo PODE (antigo PTN), que apoia Dr. João. Senhor de Lau, ex-candidato a prefeito em 2012, tem registro de candidatura a vereador no PSL do atual vereador Jorge Lino Viana, que concorre a reelição. O partido também está na coligação com o PT. 

O jovem André Luiz vai concorrer a vereador no partido de Fabiano Oliveira (PROS), com o nome de urna André Lino. 

Troca de partidos dos vereadores com mandato

Alguns dos vereadores eleitos ou reeleitos em 2016 trocaram de partidos. Dr. Eudes, reeleito para segundo mandato pelo PV, no palanque de Ricardo e Jane, passou para a bancada oposicionista e vai concorrer a reeleição pelo PTB, no palanque de Fabiano Marques e Rogério Novaes. Dedé de França, eleito pelo PSB, partido da prefeita Jane. Este ano, Dedé filiou-se ao MDB, partido que também apoia o candidato Fabiano Marques. 

Nilson Pescador foi eleito em 2016 pelo PSDC, no palanque de Dr. João, onde também foi eleito Louro do Vidro, então filiado ao PCdoB. Em 2020, Nilson vai concorrer a reeleição pelo PODE, novamente com Dr. João. Louro do Vidro passou a integrar o PSD, na coligação com o PTB.  

Permanecem nos partidos em que foram eleitos os vereadores Delano Santos (PSB), Sílvio Rogério (Solidariedade), Zé Pezão (PTB), Joilton Pereira (PTB), Jorge Viana (PSL) e  Evaldo Nascimento (PSD). 

Pelo menos uma vaga na câmara está aberta à concorrência. O vereador Toinho de Eugênio trocou o Solidariedade pelo PT, mas não poderá concorrer a novo mandato, após ser descartada sua pré-candidatura a vice-prefeito. 

Redação do Blog de Assis Ramalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário