terça-feira, fevereiro 26, 2019

Petrolândia é colocada em evidência no turismo estadual na gestão de Rodrigo Novaes



Desde que assumiu a Secretaria Estadual de Turismo e Lazer, em janeiro, no segundo mandato de Paulo Câmara, o deputado estadual reeleito Rodrigo Novaes (PSD), natural de Floresta, não poupa divulgações às cidades do Sertão, com carinho especial pela região de Itaparica. Belém do São Francisco, terra do primeiro boneco gigante do Brasil, receberá destaque na programa oficial do Carnaval de Pernambuco, por exemplo. Mas, colocar Petrolândia em evidência nas redes sociais e imprensa, parece um desafio pessoal do secretário.

Em uma de suas primeiras postagens em rede social este ano, no dia 6 de janeiro, o secretário divulgou a Praia do Letreiro do Sobrado, recanto paradisíaco na zona rural de Petrolândia, junto ao sítio histórico e cultural abandonado pelo IPHAN e o Poder Público.



No início deste mês, mais um destaque para os atrativos turísticos da cidade.



No último dia 20, após intermediar com a Azul a interligação de Recife a Paulo Afonso, em dois voos semanais, o secretário aproveitou a deixa para vender o peixe de Petrolândia, com a Ilha de Rarrá em anexo.


É de conhecimento público que, desafeto de longa data do ex-prefeito Lourival Simões, seu colega na Assembleia Legislativa de Pernambuco-Alepe por dois mandatos, em Petrolândia Rodrigo Novaes sempre esteve mais alinhado com o grupo de Oposição, em especial, com os ex-vereadores Fabiano Marques (PTB) e Rogério Novaes (PSD). Além disso, por ironia do destino, a pasta escolhida por Rodrigo Novaes foi ocupada, durante a gestão do ex-governador Eduardo Campos (PSB), por outro companheiro da Alepe, o também deputado estadual reeleito Alberto Feitosa (SD), com quem trocou farpas, inclusive através deste Blog, anos atrás. Alberto Feitosa é aliado antigo do grupo Simões, no poder há mais de 20 anos, e, em dobradinha com o deputado federal reeleito Augusto Coutinho (SD), recebeu apoio público da prefeita Jane Souza (PSB) na campanha eleitoral de 2018.

Apesar da boa votação de alguns candidatos em Petrolândia, nenhum político fez festa para os eleitores da cidade. Ao contrário de Floresta, que ganhou duas festas da vitória, comemorações ao sucesso dos filhos da terra Rodrigo Novaes e Fabrizio Ferraz nas urnas, e de Tacaratu, também contemplada com festa da vitória de Novaes, Petrolândia ficou a ver navios. Segundo Fabiano Marques, a derrota dos candidatos apoiados pela Oposição (Armando Monteiro para governador, Mendonça Filho e Bruno Araújo para o senado, Zeca Cavalcanti para deputado federal) tirou o ânimo do grupo para festejos.

Hoje, é alta a expectativa aos benefícios que podem chegar ao município, em estruturas e apoio para turismo e lazer, com a presença de Novaes no secretariado estadual. Já existe cobrança ao secretário por apoio ao trade turístico e, em especial, à realização de festas, como o Carnaval que se aproxima. Ainda não há confirmação sobre o apoio estadual à folia de Momo na cidade, porém, há poucos dias, Fabiano Marques antecipou que Petrolândia receberá reunião do Conselho Estadual de Turismo, no próximo mês.

Novaes mostra-se particularmente empenhado em consolidar Petrolândia como um dos destinos turísticos mais atraentes de Pernambuco e declarou-se à disposição do Governo do Município. Se ele conseguir fazer mais nesse desafio do que o ex-deputado e ex-prefeito Lourival Simões e seu aliado Alberto Feitosa, será gratificante para seu currículo e para suas bases no município. Mas, tirar do papel o famoso píer da Orla Fluvial seria, com certeza, a cereja do bolo.

Redação do Blog de Assis Ramalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário