quinta-feira, fevereiro 28, 2019

De Belém do São Francisco, primeiro boneco gigante do país chega ao Recife no ano do seu centenário



Pouco presente nas ações de marketing da festa momesca pernambucana, o Carnaval dos municípios do Sertão está entre os mais ricos e tradicionais do estado. Entre eles, está o de Belém do São Francisco, onde surgiu o primeiro boneco gigante de Olinda, batizado de Zé Pereira. No ano em que completa 100 anos, o boneco Zé Pereira veio pela primeira vez ao Recife, onde desembarcou nesta quinta-feira (27), pelo Rio Capibaribe, no Cais do Sertão, ao lado de sua esposa, a boneca gigante Vitalina, que completa 90 anos.

Os dois desfilaram com mais 25 bonecos gigantes de Olinda, 15 dançarinos e uma orquestra de frevo até a Praça do Arsenal e depois voltou para Belém de São Francisco, onde abre os festejos carnavalescos no sertão pernambucano. “Temos festas belíssimas em todo o estado. O Carnaval de Pernambuco vai além de Recife e Olinda. Temos carnaval tradicional em Bezerros, Pesqueira, Arcoverde, Triunfo e Belém de São Francisco. Hoje trazemos uma expressão que nasceu nesta cidade, que é a história dos bonecos gigantes do país, embora tenha ganhado força em Olinda. E hoje fizemos essa fusão num momento especial em que comemoramos o centenário do boneco Zé Pereira”, disse o secretário de Turismo e Lazer, Rodrigo Novaes.

Antes da chegada dos dois bonecos em um catamarã no Rio Capibaribe, uma apresentação de dança contemplou todo o carnaval pernambucano através da dança e das figuras que representam a tradição de cada cidade. “No início, os bonecos gigantes eram todos figuras folclóricas da região, como o Nego D’Água, e bichos. Aos poucos, os bonecos foram homenageando pessoas, assim como acontece em Olinda. A historiadora Tercina Lustosa já escreveu um livro contando sobre a relação do Carnaval de Belém do São Francisco com os bonecos gigantes”, orgulhou-se a professora Maria Auxiliadora Lustosa, 64 anos, que veio de Belém do São Francisco para contemplar o momento histórico.

Por Diário de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário