quarta-feira, dezembro 12, 2018

Floresta recebe atendimento gratuito da unidade móvel OdontoSesc


Entre os serviços oferecidos, cirurgias dentais, teste rápido de HIV, teste de hepatite e vacinação

Após três meses de atuação em Floresta, no Sertão de Pernambuco, o OdontoSesc promoveu uma ação de saúde na manhã desta quarta-feira (12). Até  o meio dia, a unidade móvel realizou 50 atendimentos odontológicos, incluindo cirurgias e restaurações, e 100 aplicações de flúor. Além desses serviços, a prefeitura da cidade ofereceu testes rápidos de glicose, de HIV, vacinação e aferição de pressão arterial. Gratuitas, todas as atividades aconteceram em frente à Secretaria de Saúde.

A ação marca o encerramento do OdontoSesc no município. Desde setembro, quando a unidade chegou ao lugar, foram mais de 14 mil procedimentos realizados a partir do encaminhamento da secretaria de Saúde. Foram crianças, adultos e idosos que tiveram a oportunidade de realizar tratamentos ou manutenção. Entre os procedimentos, restauração, remoção de tártaros, polimento, pequenas cirurgias orais e aplicação de flúor. Durante os três meses de operação, o OdontoSesc também promoveu ações de conscientização sobre a importância da saúde bucal, como atividades educativas nas escolas e creches, capacitações com professores e agentes de saúde, além de palestra sobre doenças como a da gengiva e o câncer bucal.

Estrutura - A unidade móvel é formada por quatro consultórios, sala de raio-X, central de esterilização e escovódromo. “O nosso trabalho com a população tem com eixo central a disseminação de informações sobre a importância da saúde e dicas de como manter a higiene bucal, evitando o surgimento de doenças”, explica o gestor da sessão Odontológica do Sesc Pernambuco, Wladmir Lucena. A equipe de profissionais do projeto é composta por quatro dentistas, seis auxiliares em saúde bucal e um apoio de manutenção.

Projeto - O OdontoSesc funciona em Pernambuco desde 2001. Atende a população dos grandes centros urbanos e de cidades do interior, em parceria com as Prefeituras. O objetivo do projeto é contribuir para a redução dos índices da doença cárie, promovendo saúde bucal, inclusão social, resgate da cidadania, elevação da autoestima e qualidade de vida da população. As unidades já percorreram o Estado do litoral ao sertão, sendo desenvolvido em mais de 60 cidades.

Sesc - O Serviço Social do Comércio (Sesc) foi criado em 1946. Em Pernambuco, iniciou suas atividades em 1947. Oferece para os funcionários do comércio de bens, serviços e turismo, bem como para o público geral, a preços módicos ou gratuitamente, atividades nas áreas de educação, saúde, cultura, recreação, esporte, turismo e assistência social. Atualmente, existem 20 unidades do Sesc do Litoral ao Sertão do estado, incluindo dois hotéis, em Garanhuns e Triunfo. Essas unidades dispõem de escolas, equipamentos culturais (como teatros e galerias de arte), restaurantes, academias, quadras poliesportivas, campos de futebol, entre outros espaços e projetos. Para conhecer cada unidade, os projetos ou acessar a programação do mês do Sesc em Pernambuco, basta acessar www.sescpe.org.br.

Dupla Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário