quinta-feira, julho 16, 2015

41 anos: Codevasf comemora história de sucesso

Foto: Cássio Moreira/Codevasf

Há mais de quatro décadas, a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) impulsiona o crescimento econômico e social de uma das áreas mais carentes do país, mas também de grandes potenciais. Ao longo da sua história, a empresa destaca-se pelos investimentos em diversas ações, cujos impactos contribuem para a melhoria da qualidade de vida da população dos 894 municípios situados na sua área de atuação, que incluem regiões do Nordeste brasileiro – nos estados da Bahia, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Piauí, Maranhão e Ceará, além do norte de Minas Gerais, Goiás e Distrito Federal.

Criada em 16 de julho de 1974, a Codevasf é uma empresa pública vinculada ao Ministério da Integração Nacional, cuja missão é promover o desenvolvimento e a revitalização das bacias hidrográficas dos rios São Francisco, Parnaíba, Itapecuru e Mearim com o uso sustentável dos recursos naturais e a estruturação de atividades produtivas para inclusão econômica e social.

Por meio de execução direta ou parcerias, a Companhia desenvolve expressivo número de obras e ações relacionadas à implantação de perímetros de irrigação; revitalização das bacias do São Francisco e do Parnaíba – esgotamento sanitário, controle de processos erosivos, resíduos sólidos e oferta de água para consumo humano e animal; Arranjos Produtivos Locais (APLs); obras de infraestrutura hídrica – adutoras, sistemas simplificados, barragens e outras inúmeras intervenções.

Dentre as ações desenvolvidas nos últimos anos, a Codevasf destaca-se como principal executora do programa Água para Todos, integrante do Plano Brasil Sem Miséria, que visa promover a universalização do acesso à água em áreas rurais, tanto para consumo humano como para produção agrícola. Até o final de 2014 foram instaladas mais de 172 mil cisternas em diversos municípios da sua área de atuação.

No tocante à agricultura irrigada, a empresa vem dando continuidade às obras de revitalização, modernização e implantação da infraestrutura dos projetos públicos de irrigação, viabilizando a manutenção e a geração de milhares de empregos diretos e indiretos. Os projetos públicos de irrigação da Codevasf trouxeram significativos benefícios sociais e econômicos às populações do Vale do São Francisco. Somente em 2014 a produção agrícola obteve uma receita bruta de R$ 1,6 bilhão em área cultivada de 76,6 mil hectares, gerando cerca de 2,6 milhões de toneladas em alimentos e outros produtos, tendo a fruticultura como o maior atrativo de investimentos.

No apoio aos Arranjos Produtivos Locais (APLs), em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Regional do Ministério da Integração Nacional (SDR/MI), a empresa destaca-se como uma das principais executoras do eixo de Inclusão Produtiva para o Desenvolvimento Regional. As ações incluem o fornecimento de kits apícolas; construção ou adequação de unidades de extração e beneficiamento de mel; implantação de kits de irrigação para agricultura familiar; distribuição de mudas de caju e a construção de unidades de beneficiamento da castanha e do pseudofruto; e apoio à produção de ovinos e caprinos, com a construção de unidades de transferência de tecnologia, capacitação de produtores, fornecimento de animais melhoradores e outras ações que impulsionam essa atividade tradicional no Nordeste. 

A empresa também atua na revitalização dos rios na sua área de abrangência com ações que visam a recuperação dos recursos pesqueiros, por meio da produção de alevinos nativos, realização de peixamentos e o desenvolvimento de estudos e pesquisas, além de proporcionar alternativas de trabalho e renda fomentando a aquicultura em tanques-rede e viveiros escavados, promovendo assim a inclusão produtiva de pequenos produtores. A Codevasf também realiza a inserção de jovens no mercado de trabalho por meio do Projeto Amanhã, mediante ações de apoio à educação e profissionalização.

No ano de 2014, foi atribuída uma importante missão para a Codevasf. Por meio do Decreto nº 8.207, a Companhia foi designada para exercer a função de Operador Federal do Projeto de Integração do Rio São Francisco com as Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional (PISF). A empresa passou a ser responsável pela operacionalização e manutenção da infraestrutura do projeto, que busca assegurar a oferta de água, em 2025, a cerca de 12 milhões de habitantes de 390 municípios do agreste e do sertão de Pernambuco, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte.

Atenta às demandas da sociedade em geral, a Codevasf está aberta a reclamações, solicitações, denúncias, sugestões e elogios relativos às políticas e às ações que desenvolve. Para isso, conta com a Ouvidoria. O setor dispõe de atendimento telefônico (gratuito) por meio do número 0800 610021, opção 3, ou pelo telefone (61) 2028-4610. Além desse, há outros canais: formulário eletrônico, serviço de acesso à informação, correspondência, atendimento presencial e caixa de comunicação (urna). Saiba mais acessando:http://www.codevasf.gov.br/principal/acesso-a-informacao/ouvidoria.

Codevasf

Nenhum comentário:

Postar um comentário