quinta-feira, julho 16, 2015

Secretários estaduais discutem implantação do Plano Diretor Cicloviário da RMR com movimentos de ciclistas

Debate aconteceu na segunda-feira, dia 13, após a exibição do documentário “Bike Vs Cars” no Cinema da Fundação Joaquim Nabuco (Fotos: Osvaldo Santos)

A implantação do Plano Diretor Cicloviário da Região Metropolitana do Recife foi o tema central do debate que contou com participação de representantes do Governo do Estado e dos movimentos de ciclistas de Pernambuco. O encontro ocorreu após a exibição do documentário “Bike Vs Cars”, exibido nessa segunda-feira (13/07) no Cinema da Fundação Joaquim Nabuco. O evento contou com o apoio da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco (Semas), Secretaria das Cidades e do Pedala PE. Participaram do debate o secretário estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Sérgio Xavier; o secretário estadual de Turismo, Lazer e Esporte, Felipe Carreras; a coordenadora do Programa Pedala PE, Rosaly Almeida; o coordenador da Associação Metropolitana de Ciclistas do Grande Recife (AMECiclo), Guilherme Jordão e a jornalista Aline Cavalcante – uma das protagonistas do documentário. Jason Torres, da Instituição Centro de Atitudes, foi o mediador.

Durante o debate, o secretário Sérgio Xavier destacou a importância da iniciativa e a necessidade de avançar nas ações com a participação dos movimentos da sociedade civil. “Precisamos ter uma visão macro a respeito da questão. E a participação da sociedade civil é fundamental para avançarmos nas ações”, destacou. Xavier também sugeriu a criação de uma comissão formada por integrantes dos movimentos de ciclistas e que deve acompanhar as discussões da implantação do novo plano.

O FILME - O documentário “Bikes Vs Cars”, dirigido pelo sueco Fredrik Gertten, mostra o dia a dia de várias pessoas em cidades diversas do mundo e que tem em comum a militância pelo uso da bicicleta como um meio de transporte. “O filme desperta a necessidade de pensar em alternativas. O objetivo é tentar harmonizar a relação entre ciclistas e motoristas, não tem sentido existir disputa”, comentou Jason Torres, da Instituição Centro de Atitudes. O documentário “Bikes Versus Cars” foi lançado em março em Malmo, na Suécia, e já foi exibido na Espanha, Reino Unido, Colômbia, Austrália e Estados Unidos. Uma nova exibição no estado acontece durante o Pernambuco no Clima, no próximo mês de agosto.

Com o tema “Pernambuco no Clima de Mudança: para evitar as mudanças no clima”, o projeto se consolida como um movimento colaborativo que dialoga sobre mudanças climáticas e tecnologias sustentáveis. Entre as novidades deste ano, está a parceria com o Shopping RioMar, que irá abrigar o fórum de debates e a exposição do evento. Outra novidade é que a edição 2015 terá um dia dedicado ao debate junto com articuladores de movimentos sociais que buscam novos modelos de cidades e negócios sustentáveis. O Pernambuco no Clima é uma iniciativa da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Estado (Semas)​, em parceria com empresas e entidades não governamentais ​e vai contar com seminário e uma exposição de práticas sustentáveis​s​, de 03 a 09 de agosto. ​​

Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco (SEMAS-PE)

Nenhum comentário:

Postar um comentário