domingo, junho 08, 2014

Codevasf promove repovoamento do Velho Chico entre Petrolina e Juazeiro

Foto: Flicker Codevasf/Divulgação

Trinta mil alevinos das espécies nativas piau, curimatã e pacamã foram soltos no rio São Francisco, na altura da Ilha do Fogo, entre as cidades de Petrolina (PE) e Juazeiro (BA), marcando o Dia Mundial do Meio Ambiente. A atividade foi realizada pela 3ª Superintendência Regional da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) em Pernambuco, por meio do Centro Integrado de Aquicultura e Pesca do perímetro irrigado Bebedouro (CIB). Técnicos da 6ª superintendência regional, em Juazeiro, também colaboraram com a ação.

Estudantes, representantes de movimentos sociais, ambientalistas, professores e pesquisadores se juntaram às atividades. O superintendente da 3ª SR da Codevasf, João Bosco Lacerda de Alencar, foi um dos voluntários na tarefa de devolver ao Velho Chico espécies que já fizeram parte do rio, mas algumas delas praticamente desapareceram em alguns trechos.

“São espécies nativas aqui do rio, e isso tem um significado muito grande. Estamos repondo aquilo que já foi tirado do rio e a Codevasf vem ao logo do ano trabalhando nesse sentido. Hoje estamos prestigiando o Dia Mundial do Meio Ambiente, mas esse trabalho vem sendo feito no dia a dia da empresa. Estamos dando uma mostra a professores, estudantes e população, pessoas que têm interesse em defender e proteger o Velho Chico, que a devolução das espécies nativas é parte da nossa rotina na Codevasf”, disse João Bosco.

O superintendente citou outras ações executadas pela empresa para a proteção do Velho Chico, a exemplo do Programa de Revitalização das Bacias dos Rios São Francisco e Parnaíba, que a Codevasf executa com diversas ações, como obras de esgotamento sanitário das cidades localizadas na calha do rio e que são atendidas pela superintendência no estado.

“Atuamos em diversos municípios de Pernambuco em nossa área de atuação com ações de esgotamento sanitário, dando destino final ao esgoto. Estamos realizando essas obras para mudar essa realidade. É uma preocupação muito grande do governo federal que já investiu só na região da 3ª Superintendência Regional mais de R$ 250 milhões. Vamos continuar esse trabalho para que num futuro próximo a gente tenha a água do rio São Francisco totalmente despoluída”, destacou o superintendente João Bosco Lacerda.

A soltura dos alevinos também integrou a programação da II Semana do Meio Ambiente da 3ª SR em Petrolina. Nesta quinta-feira a semana especial organizada pela Unidade do Meio Ambiente da Codevasf será encerrada com uma palestra sobre Direito Ambiental e sorteio de bicicleta entre os funcionários e colaboradores da empresa.

Veja fotos ilustrativas no flickr da Codevasf:
>https://www.flickr.com/photos/codevasf/sets/72157644614052960/

Codevasf

Nenhum comentário:

Postar um comentário