segunda-feira, dezembro 09, 2019

Petrolândia: Visita ao amigo Gilmar Vieira que se recupera de forte ataque de hérnia de disco


Na tarde deste domingo (08/12/2019), fiz uma visita ao amigo Gilmar Vieira -  que a cerca de uma semana sofreu um forte ataque de hérnia de disco. De acordo com o eletricista da prefeitura de Petrolândia, por motivo das fortes dores, praticamente não tem dormido nem se alimentado.

''Somando todos esses dias, talvez eu tenha dormido apenas umas quatro horas'' disse Gilmar, hora em que chegava o enfermeiro Jardel para uma nova sessão de  injeção.

O quadro sintomático da hérnia de disco é uma forte dor aguda na coluna lombar, que pode irradiar em direção à perna e pés. Além da dor, o paciente pode se queixar de formigamento e redução da força na perna afetada. A coluna pode ficar rígida, a curva lordótica lombar normal pode desaparecer, o espasmo muscular pode ser proeminente e a dor exacerbar-se na extensão da coluna e ser aliviada em flexão lenta. 

No bate papo que tive com o amigo Gilmar, em sua residência, ele fez relato do seu drama, diz ter fé na cura da doença e agradece as pessoas amigas que neste momento difícil não o esquece, sempre lhe enviando mensagem positiva de uma boa recuperação.

Assista abaixo o bate papo com Gilmar, e saiba mais sobre hérnia de disco


Hérnia de disco: Para preservar a sua saúde, entenda agora como ela se desenvolve.

Para entender o que é uma hérnia de disco, é necessário primeiro compreender o significado da expressão. A palavra “hérnia” se refere a um fluido que saiu do seu local de origem, enquanto a palavra “disco” se refere ao disco intervertebral, localizado na coluna.

O disco intervertebral é uma estrutura cartilaginosa que guarda em seu centro o núcleo pulposo (um líquido gelatinoso que tem um formato oval). Quando esse disco é danificado, ficando com rompimentos ou fissuras, o núcleo perde seu formato original e sai por essas aberturas. E a esse acontecimento, damos o nome de hérnia de disco.

Conheça os 3 tipos de hérnia de disco

A hérnia de disco se forma após várias lesões no disco da coluna. Postura e movimentos inadequados podem danificar o disco, deixando-o com uma espessura menor. E se esses hábitos não forem corrigidos o quanto antes, em poucos anos, esse dano se tornará uma hérnia.

A hérnia pode surgir em 3 tipos e uma pessoa pode ter mais de uma hérnia discal, que pode aumentar a gravidade com o tempo. São eles:

1. Protusão discal

Este é o tipo mais comum e se caracteriza pelo fato do núcleo do disco se alargar, mas permanecer intacto, embora o mesmo já tenha perdido seu formato oval. E, devido ao alargamento, as paredes do disco poderão tocar em regiões e áreas de grande sensibilidade nervosa, causando dores e incapacidade de realizar alguns movimentos.

2. Hérnia de disco extrusa

Este caso é grave, pois o núcleo do disco já se encontra deformado, fragmentado ao ponto do núcleo pulposo perder completamente seu formato original e ficar parecendo uma “gota”. Quando há esse rompimento do disco, o líquido gelatinoso sai por meio de uma fissura na membrana, perdendo o contato entre os fragmentos e seu meio interno.

3. Hérnia de disco sequestrada

Este tipo é mais grave ainda, porque o disco já está tão danificado que pode chegar a partir ao meio. Quando esse rompimento acontece, o líquido gelatinoso adentra o canal medular e pressiona a raiz nervosa, causando compressão contínua e inflamação. Este tipo de hérnia é o que provoca a chamada “dor química”, pois quando o líquido gelatinoso está fora do seu ambiente natural, suas propriedades químicas ácidas provocam dores insuportáveis.

Quando há apenas a desidratação do disco, ou seja, pequenas rachaduras, não há sintomas. Para descobrir esse caso, é necessário a realização de uma ressonância magnética, pois somente quando a hérnia tomou forma e a coluna já está deslocada (estágio de protrusão) é que surgem os sintomas.


10 sintomas da hérnia de disco

Os sintomas da hérnia de disco geralmente surgem anos antes de descobri-la, com as frequentes dores nas costas que, geralmente, são ignoradas. E, por mais que não seja o único indicador da doença, é um dos primeiros sinais de alerta que o corpo emite. Além disso, alguns fatores favorecem a instalação da hérnia, como a obesidade, o envelhecimento e o esforço físico inadequado. 

Abaixo, confira quais são os principais sintomas:

1. Dor nas costas há mais de três meses;
2. Dor nas costas durante o sono noturno, que permanece ao acordar;
3. Dificuldade para ficar sentado corretamente (coluna ereta) por mais de 10 minutos;
4. Fraqueza em uma das pernas ou nas duas;
5. Formigamento, dor ou dormência nos braços e pernas;
6. Incapacidade de ficar de ponta de pé com uma das pernas;
7. Dificuldades extremas para segurar a urina;
8. Redução do rendimento e desânimo para a realização de atividades rotineiras;
9. Dores de cabeça associadas a dores na região da nuca, que se estendem para os ombros;
10. Dificuldades para se locomover ou levantar algum objeto.

Qualquer um desses sintomas é um sinal de alerta, pois todos representam problemas sérios para a coluna. Ao identificar algum sintoma, busque ajuda médica. Não é indicado o uso de remédios por conta própria ou deixar que a dor melhore com o tempo. O correto é que a causa de sua dor ou incômodo seja investigada por um especialista, para que o problema seja evitado ou tratado de forma adequada.


8 causas da hérnia de disco


A coluna é a estrutura mais importante para o corpo. Afinal, o centro do equilíbrio do sistema musculoesquelético é ela. A partir dela, o corpo tem base para a estabilização, que consiste na perfeita distribuição das forças e ações realizadas pelo ser humano no dia a dia. É por isso que muitas das lesões que ocorrem na coluna vertebral são relacionadas ao desequilíbrio e ao desalinhamento da estrutura. Veja abaixo as principais causas e evite-as:

1. Má postura no dia a dia;
2. Levantar, puxar e carregar objetos excessivamente pesados;
3. Ação de inclinar e girar o tronco frequentemente;
4. Sedentarismo, com ausência de atividades físicas;
5. Movimentos intensos em esportes com impacto ou carga demasiada;
6. Trabalho em que o corpo recebe constantes vibrações;
7. Inclinar o tronco com frequência para apanhar objetos sem flexionar os joelhos;
8. Movimentos repetitivos no cotidiano.

Todas essas causas podem ser evitadas por conta própria e outras com a ajuda de um profissional especializado. A má postura é, com certeza, a maior causadora de dores e incômodos na coluna. E é por isso que existe uma postura correta para cada movimento a ser realizado, inclusive quando se está parado. Nem sempre é possível obedecer a todas as regras, mas é possível ter o máximo de cuidado possível em cada movimento.


3 formas de aliviar as dores da hérnia de disco

1. Movimente-se

Ao passar a fase mais dolorosa da hérnia de disco, é indicada a realização de atividades físicas para o fortalecimento da coluna e para ajudar a prevenir outras crises de dores. É essencial que haja o acompanhamento de um médico especialista e de um profissional fisioterapeuta. Musculação, pilates e atividades na água são os exercícios mais indicados para quem possui essa doença.

2. Mude hábitos no dia a dia

A princípio, a pessoa que possui hérnia de disco deve permanecer realizando suas atividades normalmente. Caso a dor se intensifique durante a rotina, o indicado é que os movimentos sejam feitos de maneira mais cautelosa e que não sejam realizados com frequência. Usar salto alto, ficar sentado por longos períodos ou ficar agachado por muito tempo são ações que devem ser evitadas no dia a dia.

3. Mantenha seu peso ideal

O controle do peso é essencial no tratamento da hérnia de disco, uma vez que é a coluna que suporta boa parte do peso. Portanto, estar dentro do Índice de Massa Corpórea (IMC) saudável pode prevenir a sobrecarga à coluna.


Da Redação do Blog de Assis Ramalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário