segunda-feira, dezembro 09, 2019

Petrolândia: Projeto de incentivo à leitura é realizado na Escola Agropecuária












Na manhã da última sexta-feira (06), foi realizada na Escola Agropecuária Municipal José de Carvalho Alcântara, situada na Quadra 11, a culminância do Projeto de Leitura "Um passeio pelos livros", com apresentações de dança, teatro, música (paródias), concurso Escritor Agro, com premiações e faixas para o 1°e 2° lugar e concurso Leitor Agro, com premiação em
dinheiro para a 1ª colocada. A Secretária Municipal de Educação, Alexandrina de Souza Neta, e Orientadora de Ensino Sidycleide Novaes estiveram presentes no evento, na mesa de honra.

Redatora do Blog de Assis Ramalho, Lúcia Xavier participou do evento, mais uma vez na mesa de júri do concurso Escritor Agro. A presença do bailarino Iverson Ferreira também foi registrada, na abertura do evento, com apresentação de alunas em coreografia produzida por ele.

O momento mais emocionante foi a homenagem dos alunos aos professores, com uma paródia (confira trechos das apresentações no vídeo abaixo). As fotos do evento estão disponíveis no álbum Culminância do Projeto de Leitura "Um passeio pelos livros"

As dramatizações baseadas nos livros selecionados pelos estudantes foram destaque na culminância. A plateia participou ativamente, foi coadjuvante, principalmente durante a apresentação de peça romântica. Novamente, observa-se que o teatro infanto-juvenil de Petrolândia tem potencial, com atores e espectadores nas escolas.



o projeto iniciado em outubro envolveu alunos do 6°ao 9°ano (Fundamental II) na leitura dos gêneros textuais fábulas, contos, romance e narrativas de assombrações. Os estudantes participaram de visitas a bibliotecas das escolas municipais, entrevistaram bibliotecárias, fizeram gravações de vídeos e seleções de livros para realização de leitura domiciliar. O projeto incluiu também a coletânea de textos produzidos pelos estudantes nas Olimpíadas da Língua Portuguesa.

A equipe da Escola Agropecuária Municipal José de Carvalho Alcântara sente-se honrada pela execução do projeto, ação que só foi possível porque o corpo docente, demais funcionários, alunos e familiares acreditam em um mundo melhor, construído pela Educação.

Como disse Monteiro Lobato, "um país se faz com homens e livros", lembra a professora Ana Paula Ramalho, idealizadora do projeto, a quem Lúcia Xavier agradece o convite para participar do evento.







Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Lúcia Xavier e Prof. Ana Paula

Nenhum comentário:

Postar um comentário