quinta-feira, novembro 19, 2020

Saúde: Hospital de Recife é primeiro da América Latina a receber equipamento inovador para cirurgias pouco invasivas

Cirurgia do futuro: Canon traz ao Brasil equipamento inovador para procedimentos pouco invasivos

A Canon Medical Systems, referência em soluções de imagens para diagnósticos médicos, traz ao Brasil a inovadora tecnologia Alphenix 4DCT, considerada um dos pilares da cirurgia do futuro. É o primeiro equipamento na América Latina que integra tomografia computadorizada, angiografia e hemodinâmica para tratamento de tumores oncológicos e de AVC (acidente vascular cerebral), entre outras finalidades. Todo o processo é feito via laparoscopia, com segurança e conforto ao paciente e eficiência para os profissionais da saúde. ”É o início de uma nova era da radiologia intervencionista para procedimentos minimamente invasivos”, resume Eduardo Davigo, diretor de Marketing da Canon.

A primeira unidade do Alphenix 4DCT está instalada no Real Hospital Português, em Recife (PE), o maior complexo hospitalar do Norte-Nordeste e uma das referências de saúde em nível nacional. O equipamento já está em uso para os casos indicados, que abrangem doenças oncológica e vascular, além da ortopedia, por meio do tratamento de músculos.

Por que o Alphenix 4DCT é inovador

O diferencial do Alphenix 4DCT é combinar aplicações de três áreas em apenas um equipamento (ultrassonografia, tomografia computadorizada e angiografia digital), gerando imagens em alta definição (3D) e precisão inédita. As tecnologias combinadas permitem que todos os procedimentos sejam realizados ao mesmo tempo, com uma só anestesia, numa mesma sala voltada a procedimentos de intervenção, com aparelhos e recursos humanos dedicados. Dessa forma, não há necessidade de deslocamento do paciente.

"Utilizando-se ultrassonografia e tomografia computadorizada, agulhas são direcionadas através da pele até atingir o centro do tumor, retirando-se um fragmento representativo da lesão por biópsia. Agulhas também são posicionadas no nódulo, para destruição do tumor por aquecimento (radiofrequência ou micro-ondas) ou congelamento (crioablação)", explica o doutor Carlos Abath, médico responsável por viabilizar a instalação do equipamento no Real Hospital Português.

Geralmente, explica ele, os procedimentos são feitos em departamentos separados de Radiologia Diagnóstica, sem estrutura para lidar com complicações, tais como hemorragias, quando um vaso é inadvertidamente perfurado no trajeto da agulha. Nestes casos, o paciente pode ser transferido para outras salas a fim de realizar tratamentos adicionais, o que pode agravar o quadro clínico. Segundo estimativa do Hospital de Singapura, tal processo pode levar até 45 minutos.

O uso complementar das tecnologias resulta em mais eficiência para o fluxo de trabalho. Sangramentos decorrentes de perfuração de vasos com agulhas são prontamente solucionados por cateterismo, usando-se o angiógrafo. Por outro lado, quando não é possível identificar um pequeno tumor por angiografia, a tomografia indica o caminho a seguir para o tratamento eficaz. "Eficácia e precisão dos procedimentos, com reforço na segurança, é um ganho inestimável para os pacientes,” complementa o médico.

Benefícios

O uso do Alphenix 4DCT para diagnóstico e tratamento de doenças reduz o tempo de hospitalização, diminuindo a exposição do paciente a potenciais infecções no ambiente hospitalar - especialmente em tempos de pandemia, em que as questões sanitárias de higiene estão ainda mais rigorosas. A recuperação é acelerada porque a intervenção evita os traumas das chamadas cirurgias abertas. Sendo minimamente invasivo, o procedimento oferece benefícios significativos de bem-estar aos pacientes ao permitir que eles se recuperem em casa.

Para o sistema de saúde, o equipamento permite a otimização dos custos com internação, especialmente em Unidades de Terapia Intensiva (UTI).

Sobre a tecnologia

A tecnologia do Alphenix 4DCT foi desenvolvida no Japão, em um centro de pesquisas da Canon há 28 anos. Desde então, a companhia vem investindo em sua evolução, tornando-se a empresa mais preparada do mercado para aplicá-la no setor da saúde. "Este primeiro 4DCT da América do Sul contribui para consolidar nosso posicionamento de inovação e como um dos maiores provedores de alta tecnologia no diagnóstico por imagem no mercado", diz Eduardo Davigo.

A instalação equipamento cumpre os mais rigorosos protocolos de segurança nos hospitais e acontece de maneira limpa, sem cabos aparentes, com recursos que atendem a todos os profissionais e técnicos envolvidos.

Evento de lançamento

O Alphenix 4DCT será oficialmente lançado no Brasil em 25/11, quarta-feira, a partir das 19h30, em evento online organizado pela Canon. O anúncio contará com a participação de médicos brasileiros e estrangeiros especialistas em Radiologia Intervencionista, que vão comentar os benefícios dessa inovação na área médica.


Assessoria 

Nenhum comentário:

Postar um comentário