sexta-feira, setembro 05, 2014

Petrolândia: Alunos da EREM Mª Cavalcanti Nunes pesquisam sobre respeito à travessia de pedestres no trânsito da cidade



Estudantes do Ensino Médio da EREM Maria Cavalcanti Nunes, em Petrolândia, fizeram uma pesquisa para verificar se os motoristas petrolandenses estão respeitando a travessia dos pedestres na faixa de segurança. Este projeto é uma extensão do projeto F1 na EREM, do qual os estudantes fizeram parte e vão participar de minicampeonatos de corridas. 

O intuito da pesquisa é conscientizar a população motorizada sobre o respeito ao pedestre no trânsito em nossa cidade. "As ruas estão devidamente sinalizadas e cabe a todos respeitar o direito do outro", explica o professor orientador Roberto Oliveira. "Levar o conhecimento para fora dos muros da escola faz cm que a aprendizagem torne-se agente modificador e transformador da sociedade onde esta está inserida."

Na rua, os estudantes simularam a intenção de atravessar na faixa de pedestres e aguardaram a atitude dos motoristas. Os condutores que pararam antes da faixa, para permitir a travessia com segurança, receberam doces e parabéns.

O resultado da pesquisa não é animador. Foram abordados 20 motoristas, dos quais 8 respeitaram e 12 não respeitaram o direito do pedestre na via sinalizada com a faixa.

O que diz o Código de Trânsito Brasileiro:
A desobediência ao artigo 70 pode configurar uma das infrações de trânsito previstas no artigo 214, que amplia o direito de passagem do pedestre também ao condutor de veículo não motorizado, nas seguintes situações:
I – que se encontre na faixa própria;
II – que não haja concluído a travessia mesmo que ocorra sinal verde para o veículo;
III – portadores de deficiência física, crianças, idosos e gestantes;
IV – quando houver iniciado a travessia, mesmo que não haja sinalização;
V – que esteja atravessando a via transversal para onde se dirige o veículo.
Informações e fotos: Prof. Roberto Oliveira

Um comentário:

  1. EM PETROLANDIA MUITOS NAO RESPEITA O PEDESTRE NEM DA PREFERENCIA NA FAIXA, TAMBEM TEM MUITOS MOTOQUEIROS INCLUSIVE MOTO TAXI, ULTRAPASSANDO VEICULOS PELA MAO DIREITA,,

    ResponderExcluir