sexta-feira, setembro 05, 2014

Marcos Xukuru recebe Medalha Leão do Norte da Alepe pela defesa dos Direitos Humanos

O Cacique Marcos Xukuru recebeu a Medalha Leão do Norte, Classe Ouro, em Direitos Humanos, pelo reconhecimento da atuação em defesa da causa dos povos indígenas

A tribo indígena Xukuru de Ororubá, localizada em Pesqueira, Agreste do Estado, tem em seu cacique, Marcos Xukuru, uma das personalidades mais importantes do país na luta pela defesa das causas indígenas. Na quarta-feira passada (03), a Assembléia Legislativa de Pernambuco-Alepe, em reconhecimento a esta atuação, homenageou Marquinhos, como é mais conhecido, com a Medalha Leão do Norte, Classe Ouro.

A solenidade foi conduzida pelo presidente da Alepe, o deputado Guilherme Uchoa, que ressaltou a importância de Marquinhos à causa indígena pelos seus feitos e conquistas, fato que motivou o reconhecimento do Poder Legislativo Estadual e da sociedade pernambucana.

O cacique recebeu das mãos do deputado Isaltino Nascimento a Medalha Leão do Norte, Classe Ouro, Mérito Direitos Humanos Herbert de Souza, em apoio à luta em prol da defesa dos povos indígenas

Considerado defensor dos Direitos Humanos, Marquinhos Xukuru, é ameaçado de morte pela sua atuação no enfrentamento ao processo de demarcação do território Xukuru. Ele atualmente recebe proteção do Estado por meio do Programa Estadual de Proteção aos Defensores/as de Direitos Humanos – PEPDDH/PE, programa da Secretaria Executiva de Justiça e Direitos Humanos, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos.

Marquinhos denunciou à Organização dos Estados Americanos as ameaças, atentados, assassinatos e perseguições que atingem os índios do Brasil.

Dentre as autoridades e demais convidados para a sessão solene, destaque para a presença do Secretário Executivo Paulo Moraes, na ocasião representando o Secretário de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Bernardo D’Almeida.

PEPDDH/PE - O Programa Estadual de Proteção aos Defensores/as de Direitos Humanos de Pernambuco, além de assegurar a integridade física dos protegidos através de equipamentos de segurança, acompanha todo processo do defensor e sua atuação.

No caso específico de Marcos Xukuru, o programa contribui dando visibilidade ao cacicado exercido e a organização sócio-política do líder dentro da etnia, em suas ações de enfrentamento em defesa dos povos indígenas de Pernambuco.

Marquinhos figura dentre os 33 defensores dos direitos humanos inseridos no PEPDDH/PE. Recentemente foi referendado pelo movimento indigenista e pelo programa para participar da Conferência Mundial dos Povos Indígenas que acontecerá neste mês de setembro em Nova York (EUA) para discutir com povos do mundo todo a pauta indígena.

Fonte: SEDSDH-PE
Fotos: Reprodução Facebook SEJDH-PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário