quarta-feira, julho 17, 2019

Petrolândia: Em entrevista ao vivo, Dr. André esclarece Fiscalização Preventiva Integrada em Petrolândia e municípios da região



Postado em 16/07/2019, às 23h00 Atualizado em 17/07/2019, às 11h30

Envolta em muitos boatos e informações desencontradas, está em andamento em Petrolândia, Floresta, Jatobá, Itacuruba e Tacaratu, no Sertão de Pernambuco, a segunda etapa da Fiscalização Integrada Preventiva (FPI), iniciada na segunda-feira (15), cujo objetivo é combater danos ambientais relacionados à extração mineral, comércio e uso de agrotóxicos, abate ilegal de animais, abastecimento de água, saneamento e gerenciamento de resíduos sólidos, bem como a atividades com impacto na fauna e flora, no patrimônio cultural e nas comunidades tradicionais da região, entre outros. As FPIs são realizadas periodicamente em municípios que integram a Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco.

Para falar sobre o assunto, o radialista e blogueiro Assis Ramalho entrevistou, ao vivo, na manhã desta terça-feira (16/07), o representante do Ministério Público de Pernambuco-MPPE, Promotor Dr. André Felipe Menezes, um dos coordenadores da operação. A entrevista, concedida no programa Acordando com as Notícias, transmitido pela Web Rádio Petrolândia, contou com grande participação de ouvintes, que esclareceram suas dúvidas sobre a FPI.

Dr. André iniciou a entrevista com esclarecimentos sobre do que se trata a FPI. O Promotor tranquilizou a população sobre a extensão da operação. 

"Já disseram que a Lava-Jato chegou a Petrolândia, que a gente está aqui para prender prefeito, que Bolsonaro vai chegar aqui, que vamos prender empresários. Não é nada disso. Só faltam dizer que o Secretário da ONU [Organizações da Nações Unidas] ou o presidente dos Estados Unidos também vai chegar aqui, mas não é nada disso. Na verdade, é muito folclore, é muito medo, tudo pela falta de compreensão. Eu vou tranquilizar a população, dizendo o seguinte: a gente não veio desmantelar a região, a gente não veio prender ninguém, não veio fechar comércio, não veio simplesmente saindo apreendendo passarinho. Na verdade, o que a gente traz com a FPI-PE é a possibilidade de vários órgãos nesta atuação ambiental atuarem, principalmente para trazer uma consciência ambiental, ajudar a população a entender que a gente precisa preservar e proteger o meio ambiente. Vamos combinar que tudo que é bom e tudo que é ruim acontece às margens do rio São Francisco. O rio está morrendo", afirmou o Dr. André. 

Dr. André explicou que a FPI estará em Petrolândia e municípios circunvizinhos durante duas semanas. A intenção, segundo ele, não é prender ninguém, mas não descarta a possibilidade de pessoas serem detidas no decorrer da operação. 

"Serão duas semanas com a presença da FPI aqui na região [Petrolândia é sede da operação que atua também nos quatro municípios vizinhos: Floresta, Itacuruba, Tacaratu e Jatobá], Esses municípios são abençoados e banhados pelo Velho Chico. Naturalmente, quando a gente diz que não veio prender ninguém, mas, se a gente deparar com uma bagaceira [ilegalidade], arma de fogo irregular, maus-tratos a animais etc, a gente não pode fingir que não está acontecendo nada", explicou o promotor. 

O coordenador da FPI ainda esclareceu aos piscicultores que têm criatórios em tanques-redes no Lago de Itaparica, que a intenção não é de apreensão de peixes nem de fechar empreendimentos. 

"Quem estiver irregular, nós vamos mostrar o passo a passo para poder se regularizar, quais os órgãos que deve procurar, qual o caminho a procurar. Por isso, na próxima semana, nós vamos realizar um seminário de orientação a quem quiser se regularizar. Veja: qual é o benefício de eu chegar e apreender o peixe desses produtores? Nenhum. Eu não vou querer impactar o desenvolvimento da região, negativamente. Eu vou querer trazer possibilidades para eles continuarem da forma correta", antecipou Dr. André.

Confira a entrevista bastante esclarecedora - e tranquilizadora-, na íntegra, nos vídeos abaixo. 




Sob coordenação do Ministério Público Federal (MPF) e do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), com apoio do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), as entidades participantes do programa são: Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária do Estado de Pernambuco (Adagro); ONG Animalia; Agência Nacional de Mineração (ANM); Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac); Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa); CemaFauna Caatinga/Univasf; Agência de Bacia Peixe Vivo; Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH); Fundação Nacional de Saúde (Funasa); Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe); Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra); Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan); Polícia Militar de Pernambuco (PMPE / 23º BPM e Companhia Independente de Polícia do Meio Ambiente - Cipoma); Polícia Rodoviária Federal (PRF); Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) e Secretaria Estadual de Saúde (SES).

Redação do Blog de Assis Ramalho

Um comentário:

  1. Quando é que o fpi vai fiscalizar as invasões de terras as margens do rio São Francisco,isso gera degradação, assoreamento,destrói a fauna e a flora e ainda contamina o nosso velho Chico.

    ResponderExcluir