quarta-feira, julho 17, 2019

NOTA - FPI/PE repudia ameaças à atuação dos agentes comunitários de saúde e de endemias de Petrolândia


A Fiscalização Preventiva Integrada da Bacia do São Francisco em Pernambuco (FPI/PE) vem a público demonstrar seu apoio aos agentes comunitários de saúde e de endemias da cidade de Petrolândia, que foram ameaçados por moradores que alegaram uma suposta ligação desses servidores com o trabalho de fiscalização e apreensão de animais em residências. Em razão do ocorrido, os agentes comunitários optaram por se resguardar, não realizando seu trabalho nesta quarta-feira (17).

A FPI/PE é uma operação coordenada que conta com a participação de mais de 20 órgãos públicos e entidades não-governamentais, contando com um trabalho de inteligência prévio à deflagração das ações. Tal trabalho é realizado sem a participação de pessoas da região, a fim de não frustrar o levantamento dos alvos. Não há relação entre o trabalho desempenhado pelos órgãos estaduais e federais que integram a operação e o poder público municipal, que também é fiscalizado pelas equipes.

O trabalho dos agentes comunitários é essencial para a promoção da saúde de toda a população de Petrolândia, uma vez que tais profissionais atuam fiscalizando focos de reprodução do mosquito Aedes aegypti e realizando ações de atenção básica à saúde.

A paralisação desse trabalho, por qualquer motivo, é prejudicial para os próprios moradores e, por esse motivo, a FPI/PE faz um apelo para que todos continuem permitindo o acesso dos agentes comunitários de saúde e endemias às suas casas, em respeito ao importante trabalho que esses servidores públicos desempenham.

FPI/PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário