quarta-feira, fevereiro 03, 2016

Hospital beneficente de Petrolândia fecha as portas por atraso nos repasses de verbas do SUS


Hospital e Maternidade do Instituto Beneficente do Vale do São Francisco (IBVASF) - Petrolândia - fechou as portas (Foto: Assis Ramalho).




'
O Hospital e Maternidade do Instituto Beneficente do Vale do São Francisco (IBVASF), sediado em Petrolândia, no Sertão de Pernambuco, fechou as portas. A diretoria do IBVASF justifica que, com quatro meses em atraso de serviços prestados ao Sistema Único de Saúde (SUS), a instituição não tem mais condições de funcionar. O pagamento do mês de agosto/2015 foi realizado na última sexta-feira (29/01). Os meses de setembro, outubro, novembro e dezembro/2015 ainda estão em atraso. "Sabe-se que quem trabalha e não recebe, não consegue se manter de pé", afirma Dr. João Lopes, representante do IBVASF. 

Segundo o representante da entidade, único hospital de referência da região, os recursos referentes aos procedimentos realizados pelo IBVASF no âmbito do SUS são pagos pela Secretaria Estadual de Saúde (SES). Dr. João Lopes afirma que os recursos são repassados ao Governo do Estado, mas "a SES utiliza dois pesos e duas medidas, paga a uns e outros não!"

O fechamento do IBVASF, segundo levantamento feito pela instituição, prejudica a população mais carente de Petrolândia e vários municípios da região com a não realização de 180 cirurgias/mês, 80 a 100 partos/mês, 100 internamentos clínicos e 20 internamentos pediátricos/mês, exames de mamografia, densitometria, raio X e aproximadamente 6.000 exames bioquímicos/mês. 

Sobre a suspensão dos atendimentos, Dr. João afirma que a instituição fez denúncia a Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco no dia 25 de janeiro de 2016.

"Acredito que seja retaliação política a mim, por eu ter sido candidato a deputado estadual, com uma votação de quase 21 mil votos ao total, sendo que, só em Petrolândia, tive mais de 7000 mil votos. Hoje, lidero todas as pesquisas de opinião para Prefeito [de Petrolândia]. O Estado de Pernambuco é um Estado Democrático e igualitário, que não admite retaliação na saúde do seu povo, sobretudo de uma das regiões mais pobres - deixando fechar um hospital por falta de repasse dos recursos do SUS, que se referem ao que o Serviço produziu", declara Dr. João. Pré-candidato declarado à prefeitura de Petrolândia, Dr. João deixou o PSB após a filiação do atual gestor do município, Lourival Simões, ao partido pelo qual o médico foi candidato a deputado estadual em 2014.

A assessoria do IBVASF acrescenta que "a população, lideranças políticas, comunidades (indígenas, sem terra, sem tetos), estão programando um protesto contra essa retaliação na saúde da população da região, por parte do secretário de Saúde do Estado de Pernambuco". 

Ver fotos da estrutura do Hospital e Maternidade IBVASF>Hospítal e Maternidade IBVASF - Petrolândia (PE)

Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações do IBVASF

Nenhum comentário:

Postar um comentário