sexta-feira, maio 29, 2015

Parceria entre Codevasf e prefeitura beneficiará agricultores familiares de perímetro sergipano

Foto: Cássio Moreira/Codevasf

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) e a prefeitura de Ilha das Flores vão desenvolver ações conjuntas para melhorias na infraestrutura de uso comum do perímetro irrigado Betume. Esse é o objetivo do termo de cooperação técnica firmado entre a Codevasf e o município, publicado nesta semana e com vigência até maio de 2017. O acordo prevê uma série de ações em benefício dos irrigantes e de seus familiares.

O termo de cooperação técnica prevê ações como recuperação e manutenção de estradas vicinais que interligam os perímetros irrigados às comunidades locais, limpeza das redes de drenagem e execução de pequenas obras e serviços de contenção, limpeza e transporte de materiais. As ações deverão se restringir às áreas do perímetro irrigado Betume localizadas nos limites geográficos do município de Ilha das Flores.

A parceria estabelece que a Codevasf ficará responsável por ceder as máquinas e equipamentos necessários para a execução dos serviços. O município, por sua vez, deverá fornecer mão de obra qualificada para a operação do maquinário. O termo de cooperação técnica tem vigência inicial de dois anos, com possibilidade de ser prorrogado pelo período de um ano, sucessivamente, até completar cinco anos.

O superintendente regional da Codevasf em Sergipe, Said Schoucair, afirma que somar esforços em prol dos perímetros irrigados é importante para os produtores. “A cooperação com a prefeitura de Ilha das Flores viabiliza a execução de serviços de rotina no perímetro Betume. Temos buscado esse tipo de parceria com outras prefeituras e órgãos públicos, ao mesmo tempo em que buscamos viabilizar novos investimentos na infraestrutura dos perímetros”, declara.

Wendel Mota dos Reis, gerente-executivo do distrito de irrigação do perímetro Betume, diz que o acordo de cooperação beneficia diretamente os agricultores. “A Codevasf adquiriu máquinas novas e a parceria com a prefeitura garante mão de obra para a operação e o atendimento adequado às demandas dos produtores. É importante esse tipo de ação porque leva as prefeituras a se aproximarem dos perímetros e estreitarem os laços com os distritos de irrigação”, explica.

A Codevasf investiu R$ 1,8 milhão para adquirir três novos caminhões-caçamba, três escavadeiras hidráulicas e uma retroescavadeira, entregues aos perímetros irrigados Propriá, Cotinguiba/Pindoba e Betume neste ano. Outras ações em andamento nos perímetros do Baixo São Francisco sergipano incluem a reabilitação de 57 km de canais de irrigação, a reabilitação de 51 conjuntos de eletrobombas e a pavimentação granítica de 36 km de corredores de escoamento da produção agrícola.

Codevasf

Nenhum comentário:

Postar um comentário