terça-feira, fevereiro 02, 2016

Petrolândia: Duas ruas da cidade ficam sem energia durante 20 horas

PSF Antônio Firmino, na Quadra 10: sem energia, sem vacinação, consultas remarcadas (Foto: Lúcia Xavier)

Moradores das ruas Presidente Getúlio Vargas e Presidente João Goulart, na Quadra 10 de Petrolândia, Sertão de Pernambuco, passaram uma nada agradável primeira noite de fevereiro. Por volta das 17h00 do domingo (31), a energia faltou após um curto circuito na fiação próxima ao PSF Antonio Firmino, na Pres. João Goulart.

Foram praticamente 20 horas sem energia elétrica. O cansaço da noite mal dormida no calor, com receio de abrir as portas e janelas ao Aedes aegypti e outros visitantes oportunistas, foi seguido pela indignação diante da demora no conserto e pela revolta de correr o risco de perder os alimentos guardados nos refrigeradores degelados.

A comprida noite de calor, chuva e ligações não completadas para a Prontidão da Celpe, foi seguida de uma longa manhã de expectativa e reclamações dos moradores da área. Diante da demora no conserto, sem conseguir atendimento do 0800, vários deles se dirigiram ao Escritório da Celpe, a fim de confirmar se havia chamado aberto e o horário de retorno da energia. O atendimento estava marcado para as 12h20, segundo informações do escritório. A energia foi restabelecida às 13h20.

Mas, se a queda na rede elétrica foi restrita a duas ruas, os efeitos dela atingiram a maioria dos moradores da área que buscaram os serviços do PSF Antônio Firmino. As consultas foram remarcadas. Também não houve atendimento na sala de vacinação, abastecida semanalmente - na segunda-feira - pelo Hospital Municipal Dr. Francisco Simões de Lima, onde são armazenadas no final de semana.

Segundo a atendente do PSF, se houver falta de energia prolongada durante os dias úteis, fora do horário de funcionamento do posto, as vacinas podem estragar. Acrescentou que orientação é avisar ao Agente de Saúde da área a falta de energia. Sendo assim, vamos torcer para nunca haver ocorrência da espécie na Quadra 10, área sem Agente de Saúde.

Sustos
Ainda na tarde de ontem, pouco depois das 17h00, a rede elétrica voltou a ficar instável. Aparelhos desligaram e voltaram a ligar rapidamente, cerca de quatro a cinco vezes. À noite, quase às 22h00, chegou a faltar energia durante menos de 5 minutos. Foi rápido, mas tempo suficiente para assustar os moradores com a possibilidade de passar outra noite sem o conforto do ar condicionado ou o barulhinho do ventilador.

Redação do Blog de Assis Ramalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário