terça-feira, fevereiro 02, 2016

Rio São Francisco em Sergipe já recebeu 730 mil alevinos este ano

Foto: Codevasf/divulgação

Mais de 700 mil alevinos de espécies nativas já foram inseridos na bacia do rio São Francisco, em Sergipe, neste ano. A ação realizada pela Codevasf, empresa pública vinculada ao Ministério da Integração Nacional (MI), é chamada de peixamento ou repovoamento. A iniciativa, além de contribuir para a manutenção da pesca artesanal, auxilia no equilíbrio ecológico do Velho Chico.

O primeiro peixamento realizado neste ano, no trecho sergipano do São Francisco, ocorreu durante a realização da Festa de Bom Jesus dos Navegantes, de Neópolis, onde foram lançados 300 mil juvenis da espécie curimatã-pacu. Além desse, outros dois repovoamentos foram realizados pela empresa no estado: no município de Santana do São Francisco, onde foram lançados 130 mil alevinos e em Propriá, que recebeu 300 mil juvenis.

Os alevinos foram produzidos no Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Betume, unidade da Codevasf localizada na zona rural de Neópolis. Em 2015, o Centro de Betume produziu cerca de 2,5 milhões de alevinos. A produção foi destinada tanto para a realização de peixamentos como para doação a produtores familiares, que normalmente realizam o cultivo para subsistência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário