quinta-feira, fevereiro 06, 2014

Petrolândia: Secretária da Mulher de PE, Cristina Buarque, participa de encontro com gestoras de políticas para mulheres do Sertão de Itaparica



Cristina Buarque, Secretária da Mulher de Pernambuco - fotos: Assis Ramalho
Rejane Neiva, Coordenadora da Saúde da Mulher do Estado de Pernambuco
A Secretária da Mulher de Pernambuco, Cristina Buarque, está cumprindo agenda de visitas a vários municípios do Sertão pernambucano. O objetivo é discutir a situação dos organismos e sobre questões ligadas ao fortalecimento das políticas públicas para mulheres no interior do estado.

Nesta quinta-feira(06), Cristina participou de reunião com o prefeito de Petrolândia, Lourival Simões, com a vice-prefeita, Janielma Souza, com a primeira dama Ana Tereza e com a gestora municipal Paula Francinete.

O encontro que foi realizado na sala de reuniões da prefeitura de Petrolândia, também contou com as presenças da Coordenadora da Saúde da Mulher do Estado, Rejane Neiva, a Coordenadora da Mulher na região do Sertão de Itaparica, Ivete Venâncio, além das gestoras Municipais Ivete Cardoso (Belém de São Francisco), Camila de Souza (Jatobá), Fernanda Freire (Itacuruba) e  Maria da Penha Nunes Pereira (Carnaubeira da Penha).

Em pauta, que teve duração de aproximadamente duas horas, foram discutida as importância da política de gênero para as mulheres do Sertão de Itaparica.

O Blog de Assis Ramalho fez entrevista exclusiva com Secretária estadual de Políticas para a Mulher de Pernambuco, Cristina Buarque, que será postada em breve.

Perseguida pela ditadura durante o regime militar e militante da causa feminista, Cristina Buarque foi convidada pelo governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), no seu primeiro mandato, para comandar a então secretaria especial de Mulheres.

Hoje transformada em secretaria estadual de Políticas para a Mulher, a pasta tem ações intensas em todo o estado pernambucano e conquistou o respeito das demais secretarias estaduais. Cristina defende que as políticas públicas devem ser destinadas a todas as mulheres, pois o machismo e a violência doméstica atingem todas as classes sociais.

Um dos programas dos quais Cristina tem muito orgulho é o “Nenhuma pernambucana sem documento”, que inclui uma publicação com toda a documentação que uma pessoas pode ter e indica como encaminhar sua confecção, desde carteira de identidade até passaporte. Por fim, a secretária destacou a importância das diferentes militâncias das mulheres – feminista, partidária e dos movimentos de base – afirmando que é necessária maior presença feminina nas instâncias decisórias de poder. “Precisamos nos organizar e garantir nosso espaço”, afirmou a palestrante.

Para ver mais fotos, clique aqui>Cristina Buarque em Petrolândia

Paula Francinete, gestora do município de Petrolândia, e
 Ivete Venâncio,Coordenadora da Mulher na região do Sertão de Itaparica
 
Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho