terça-feira, julho 01, 2014

Parabéns, Petrolândia, pelos 105 anos de História

Petrolândia minha cidade, lugar que eu amo
Petrolândia de hoje
Represa do Lago de Itaparica, reservatório da Usina Hidrelétrica Luiz Gonzaga

Nesta terça-feira, 1° de julho de 2014, a cidade de Petrolândia, localizada no Sertão de Pernambuco, completa os seus 105 anos de Emancipação Política. O Blog de Assis Ramalho felicita os petrolandenses pela data. Veja abaixo um pouco da história de Petrolândia.

A colonização da região começou no século XVIII, quando foram fundadas as fazendas Brejinho da Serra e Brejinho de Fora. Os primeiros núcleos de povoamento surgiram onde havia uma frondosa árvore de jatobá e um bebedouro para o gado. Por causa disso, o povoado ficou conhecido como Bebedouro de Jatobá.

Em 1877, a região recebeu a visita do Imperador D. Pedro II, que ordenou a construção de um cais e de uma ferrovia que ligava economicamente o alto e o baixo São Francisco.

Em 1887, a sede do município de Tacaratu é transferida para o povoado de Jatobá que, mais tarde, seria elevada à categoria de cidade em 1º de julho de 1909. O município recebeu a atual denominação em homenagem ao Imperador D. Pedro II.

A história do município passou por uma enorme transformação nos anos 80 devido à construção da Usina Hidrelétrica Luiz Gonzaga (também conhecida como Usina Hidrelétrica de Itaparica), que resultou na inundação da antiga cidade pelo lago de Itaparica e obrigou a transferência dos moradores para a atual cidade em 1988.

O município de Petrolândia vem se tornando nos últimos anos um dos mais importantes da região.

Recentemente o Município de Petrolândia recebeu o título de Capital Pernambucana de Coconicultura (produção de coco), no que confere a ementa da Lei Ordinária Nº 571/2011 aprovada Pela Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco.

Geografia
Localiza-se a uma latitude 08º58'45" sul e a uma longitude 38º13'10" oeste, limitando-se ao Norte com Floresta, ao sul com Jatobá, a leste com Tacaratu e a Oeste com o Estado da Bahia.
Altitude: 282 m.
Área: 1.083,7 Km2.
Região: Nordeste
Micro-região: Itaparica
Meso-região: São Francisco
Estado: Pernambuco
Bioma: Caatinga
Sua população estimada em 2011: 32.889 habitantes.
Tipo de Solo: Raso, Cristalino

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fonte: Wikipédia
Fotos: Assis Ramalho/Lúcia Xavier/Petrolândia Ontem, Hoje e Sempre

Nenhum comentário:

Postar um comentário