sábado, dezembro 03, 2016

Petrolândia: Professora e estudantes petrolandenses têm destaque no 9º Prêmio Naíde Teodósio


Suemys Pansani, professora da Escola de Jatobá, em Petrolândia, foi uma das vencedoras na categoria Relatos de Experiência/Professoras/es do Ensino Médio (Foto: Assis Ramalho)

Uma plateia alegre, irreverente e reflexiva lotou o Teatro Santa Isabel, na tarde da última terça-feira (29), para a cerimônia de entrega do Prêmio Naíde Teodósio de Estudos de Gênero. Na 9ª edição do prêmio, pela primeira vez, a mesa foi composta só por mulheres, 13 ao todo. A juiza Ana Luiza Câmara, representou o governador Paulo Câmara ao lado da secretária da Mulher do Estado, Silvia Cordeiro e representantes de instituições parceiras.

A professora Laura Reis abriu a cerimônia falando da necessidade de todas e todos terem relações justas e democráticas com as questões de gênero, crença, raça e etnia onde cada pessoa colabore com competência e adoção de mais políticas públicas para o enfrentamento da violência contra a mulher e de todas as formas de desigualdades.

Representando a família de Naíde Teodósio, a neta Marion Teodósio, falou da importância da manutenção do prêmio, que trata das questões de gênero e igualdade social, principalmente “num momento em que se vive sob a ameaça de retrocessos com a PEC 55/2016 e a MP 746/2016 da reforma do ensino médio”. “O Prêmio Naíde Teodósio é uma prova de resistência a todas as formas de preconceito e a manutenção da luta pelas questões de gênero. Os estudos de gênero são parte fundamental do desenvolvimento humano, pois é através dele que se reacende a pesquisa e fortalece a educação e, consequentemente, a democracia. Sem fome e sem exclusões, o mundo certamente será melhor”, reflete Marion.

A reitora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Anália Ribeiro, chamou a atenção pela composição da mesa; “Que essa mesa composta só por mulheres seja profética e se repita em diversos eventos no país”, disse. Anália explica que o conhecimento nunca é neutro e precisa ser embebido e perpetuado na sociedade, pois segundo ela é dever de todas e todos pensar, refletir e apontar caminhos para uma sociedade mais justa.

A secretária da Mulher do Estado, Silvia Cordeiro, disse ser prazeroso ouvir, em um momento único e especial, o quanto a Secretaria da Mulher de Pernambuco contribui decisivamente para mobilizar estudantes, professores, gestores e todo o conjunto de pessoas para produzirem conteúdos de gênero. “A Secretaria da Mulher do Estado prioriza a estratégia da educação, que não resolve tudo, mas é uma das formas democrática, aberta e inclusiva para se construir um mundo melhor para mulheres e homens caminharem juntas e juntos”.

Vale ressaltar que o prêmio é um reconhecimento do trabalho que vem sendo realizado nos 193 núcleos de gênero presentes no Sertão, Agreste, Zona da Mata e Região Metropolitana do Recife. Eles funcionam nas Escolas de Referência em Ensino Médio (Erems), Escolas Técnicas Estaduais, Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) e Universidades.

VENCEDORES DO NAÍDE TEODÓSIO – Este ano, a Secretaria da Mulher de Pernambuco (SecMulher-PE) premiou 35 vencedores da 9ª Edição do Prêmio Naíde Teodósio de Estudos de Gênero. A comissão julgadora do prêmio, coordenada pela Gerência de Formação em Gênero da SecMulher-PE, analisou 697 trabalhos inscritos.

Cabele Alberto Mendes Melo, Jackson José dos Santos Lima e Mallyson Matheus Nascimento da Silva estão entre os 10 premiados na modalidade de Redação do Ensino Médio. A menção honrosa, na modalidade Redação Ensino Médio, foi para Nichole Emília de Andrade Alves. Estão entre os nove vencedores da modalidade Redação de Ensino Técnico Subsequente: Thaís Virgínia Gama de Carvalho, Sabrina Maria de Souza Silva e Andréia Tabatchnick Bret.

Na categoria Relatos de Experiência/Professoras/es do Ensino Médio, os vencedores foram Dayvison Leandro dos Santos, Suemys Luize Pansani Tavares e Mirian Aparecida Vieira. Antônio de Lisboa Nunes Gomes ganhou na modalidade Projeto de Experiência/Professoras/es do Ensino Técnico Subsequente. Laura Maria Ramos Miranda ganhou o primeiro lugar na modalidade Artigos de Graduação e Francisco Gleidson Vieira dos Santos foi o primeiro lugar na modalidade Artigos Científicos de Pós-Graduação.

Com o título Pó da Terra, Ana Carolina Correia, da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) venceu a categoria Roteiro para Vídeo Documentário Digital de Curta Metragem. O Mérito Institucional foi para a Escola de Referência em Ensino Médio Porto Digital, Escola de Aplicação Professor Chaves, Escola de Referência em Ensino Médio de Garanhuns, Escola de Referência em Ensino Médio Oliveira Lima.

PRÊMIOS - Os estudantes receberam R$ 56 mil em prêmios. Entre eles foram entregues: 23 tablets, 4 Auxílios de Viagem ao Congresso Nacional, 4 kits culturais, 4 assinaturas da revista Continente e diplomas.

"Parabenizamos todas (os) que participaram dessa edição do Naíde Teodósio e lembramos que o prêmio é uma contribuição para a promoção dos direitos das mulheres em sua diversidade, por meio da produção de textos, pesquisas, estudos e projetos que busquem contemplar as dimensões de classe social, raça, etnia, geração e orientação sexual das mulheres em Pernambuco", disse Silvia Cordeiro.

O prêmio é uma parceria entre Secretaria da Mulher de Pernambuco (SecMulher-PE), Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco (FACEPE), Secretaria de Educação (SEE), Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), Secretaria de Planejamento e Gestão (SEPLAG), Companhia Editora de Pernambuco (CEPE), Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (FUNDARPE), Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ) e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE).

DESTAQUES DE PETROLÂNDIA
ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO
AMILSON DE CARVALHO GOMINHO FILHO - EREM MARIA CAVALCANTI NUNES
CAROLINE SILVA DE SOUSA - EREM MARIA CAVALCANTI NUNES
ENZO VIANA BATISTA - EREM MARIA CAVALCANTI NUNES
HAILTON LEAL DE SOUZA JUNIOR - EREM MARIA CAVALCANTI NUNES
JEMIMA DE SÁ CAVALCANTE - EREM MARIA CAVALCANTI NUNES
JULLIA RAFAELA CAMPOS CARVALHO - EREM MARIA CAVALCANTI NUNES
LEILIANE LINS DA SILVA - EREM MARIA CAVALCANTI NUNES
LORRAYNE VITÓRIA DE SOUSA SOARES - ESCOLA ESTADUAL DE JATOBÁ
SAMOEL GOMES ARAÚJO JÚNIOR - EREM MARIA CAVALCANTI NUNES
THIAGO JOSÉ DIAS LACERDA - EREM MARIA CAVALCANTI NUNES
PROFESSORA DO ENSINO MÉDIO
SUEMYS LUIZE PANSANI TAVARES - ESCOLA DE JATOBÁ

Com informações da Secretaria Estadual da Mulher de Pernambuco e Secretaria Estadual de Educação de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário