sábado, dezembro 03, 2016

Criadores de Caprinos conhecem o Manejo da Caatinga em Afogados da Ingazeira


Entre as atividades da II Feira do Empreendedor de Afogados da Ingazeira os criadores de caprinos puderam conhecer de perto o Manejo da Caatinga realizado pelo agricultor José Carlos, do sítio Riacho da Onça, zona rural do município. O Manejo é feito para o melhoramento da terra e para que os animais possam ter um pasto de melhor qualidade quando o inverno voltar.

Em uma área de nove hectares, Zé Carlos vem realizando experimentos com espécies nativas como baraúna e jurema. Além de ajudar na preservação do solo, as espécies ajudam na alimentação de bodes e cabras. Esse trabalho teve início em 2009, com a supervisão e apoio técnico da Coopagel e do Projeto Dom Hélder.

Os participantes puderam conhecer as técnicas para manutenção dos animais em meio a estiagem e como áreas preservadas podem ajudar o criador a se livrar dos custos desnecessários com ração industrializada ou capim com agrotóxico.

“Nesse local tinha uma ‘grota’ e eu aterrei. Devido à seca eu não plantei. Com algumas árvores eu fui fazendo o raleamento, e o que sobrava fui fazendo estaca para fazer o cercado, e sem desmatar. Hoje tenho os meus bodinhos aqui comendo do que a caatinga oferece, e sempre com muita água”, destacou Zé Carlos.

A iniciativa foi organizada pela Secretaria Municipal de Agricultura, com o apoio do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Afogados da Ingazeira.

Prefeitura de Afogados da Ingazeira/Núcleo de Comunicação Social

Nenhum comentário:

Postar um comentário