sábado, janeiro 04, 2020

Petrolândia: Dia Mundial do Braile é comemorado neste sábado (4); O Blog presta homenagem à professora Lúcia Barros, fundadora do Centro de Formação Profissional Luiza (Ceforprol- Petrolândia)

Professora e intérprete da Língua Brasileira de Sinais (Libras) e Braille, Lúcia Barros (In memoriam) criou o Centro de Formação Profissional Luiza (Ceforprol), em Petrolândia

O Dia Mundial do Braile é comemorado neste sábado, 4 de janeiro. A data marca a importância do sistema braile, como meio de comunicação e informação, para promover o desenvolvimento de pessoas com deficiência visual. Por isso, a cada ano, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) amplia a disponibilização de recursos de acessibilidade para participantes cegos.

Nesta data como não lembrar da professora petrolandense Lúcia Barros, que foi e continua sendo uma pessoa de fundamental importância na construção do desenvolvimento deste conhecimento em Petrolândia. 

Lúcia Barros foi fundadora e idealizadora do Ceforprol e do Grupo Mãos que Encantam, em Petrolândia.

Professora e intérprete da Língua Brasileira de Sinais (Libras) e Braille, Maria Lúcia Barros faleceu no dia 20 de janeiro de 2017, aos 44 anos, em Juazeiro do Norte, no Ceará. Durante passeio de férias àquela cidade, ela foi internada por complicações de infecção respiratória, quadro que evoluiu para infecção generalizada.

No Brasil, a Libras (Língua Brasileira de Sinais) foi reconhecida como meio legal de comunicação e expressão da comunidade surda pela Lei Federal nº 10.436, de 2002. E, em 22 de dezembro de 2005, foi publicado no Diário Oficial da União o Decreto nº 5.626 que a regulamentou.


Morte da professora Lúcia Barros chocou o povo de Petrolândia


Da Redação do Blog de Assis Ramalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário