sexta-feira, novembro 13, 2015

Petrolândia: Resumo da Sessão realizada em 11 de novembro pela Câmara Municipal

Sr. Francisco de Assis usou a palavra na Sessão da Câmara para reclamar do atendimento prestado pelas agências bancárias no município (Foto: Ascom Câmara Municipal de Petrolândia)

A Sessão do dia 11 de novembro de 2015, teve início com a presença do senhor Francisco de Assis, falou sobre a falta de atenção e respeito por parte das Agências dos Bancos no Município, para com seus clientes, principalmente os idosos, que recentemente por conta de máquinas em manutenção ou sem dinheiro, causou o desconforto de uma espera de 03 horas em uma fila que deveria ser mais rápida, por tratar-se de uma fila preferencial. Ressaltou ainda, que a maioria desses idosos faz uso de medicamentos controlados, e não podem ficar tanto tempo sem tomar água, usar um banheiro, e até mesmo ficar em pé tanto tempo. Agradeceu a oportunidade de fazer esse desabafo, e espera que algo possa ser feito por parte dos representantes da cidade, contando com o apoio desta Casa Legislativa.

O Vereador Eudes Fonseca, em poucas palavras, comentou sobre a solicitação do senhor Francisco de Assis (conhecido como Assis Capa Preta), argumentando ser de grande importância que algo seja feito para oferecer melhores condições aos clientes dessas agências bancárias, em especial os idosos. Parabenizou o Vereador Carlinhos pela Moção de Aplausos ao senhor José Costa da Silva pela passagem do seu aniversário, agradeceu ao Vereador Jorge Viana pela preocupação e pelas indicações feitas, desejando que estas sejam atendidas.

O Vereador Jorge Viana, apresentou suas solicitações, pedindo a retirada dos entulhos e lixos que ficam nas calçadas atrapalhando os pedestres, da mesma forma como solicitou a ampliação da distribuição da água do Bairro Nova Esperança através de Carro-pipa, uma vez que são constantes as reclamações devido a insuficiência de água distribuída no referido Bairro, solicitando ainda que exames como ultrassonografia e ecocardiograma sejam feitos no Hospital Municipal de Petrolândia, e que sejam recuperados tratores, ambulâncias e demais carros de prestação de serviços ao Município, onde muitos estão parados.

Rogério Novaes, lamentou que alunos de algumas agrovilas estão sem poder ir à escola por falta de ônibus, que desde a última sexta está quebrado, e mesmo após cobranças feitas ao secretário responsável, a resposta foi de que o ônibus “disponível” foi fretado para determinada finalidade e não pode ser transferido para que não ultrapasse a quilometragem. Com relação as reivindicações feitas sobre o transito, assaltos e demais questões que envolvem segurança pública e a ação da polícia, queixou-se das ruas escuras e dificuldades que prejudicam o trabalho da polícia, como por exemplo, o Bairro Nova Esperança, onde muitas vezes a viatura não pode entrar devido a grande quantidade de terra, que pode ser simplesmente com o serviço dos maquinários disponíveis. Por fim, lembrou das várias vezes que buscaram mudanças no que se refere a situação das agências bancárias e os transtornos causados aos clientes, conforme fato narrado pelo senhor Francisco de Assis.


O Vereador Juarez, parabenizou o senhor Francisco pela participação na Sessão, trazendo fatos que precisam ir a público e logo, resolvidos. Parabenizou os pré-candidatos do PRB, pelo encontro realizado no último sábado para assuntos referentes ao partido. Parabenizou ainda, o Gestor Municipal pela inauguração de mais uma obra na escola da Agrovila 02 – Bloco 01, com uma reforma e ampliação. Seguiu seu discurso defendendo o atual Prefeito e fazendo elogios ao mesmo.

O Vice-Presidente da Casa Carlos Alberto, apresentou inicialmente a sua Moção de Aplausos pela passagem do aniversário do senhor José Costa da Silva (fazendo a leitura desta). Com relação aos transtornos de espera e falta de condições agradáveis nas filas das agências bancárias, o Vereador lembrou a Lei que determina que o cliente deve ser atendido em um prazo de 15 minutos, podendo procurar o Promotor local para realizar denúncia, diante do descumprimento desta Lei. Em relação ao DETRAN/Petrolândia, elogiou o atendimento, no entanto existe uma grande dificuldade na hora de atender, havendo inclusive, tumultos durante as matrículas das “cinquentinhas”, isso devido a falta de mais funcionários para um bom atendimento. Com relação a reforma das escolas, o Vereador recordou que em 2014, os vereadores estiveram visitando as escolas do Município, e o Prefeito tomou conhecimento dos problemas existentes, dando início a algumas soluções. Mencionou o saldo de caixa do mês de Setembro, um valor de 14.000.000,00 (quatorze milhões de reais), ou seja, tem dinheiro para aplicar, e dessa forma questionou quais os motivos dessa aplicação ser feita nos momentos certos, beneficiando a população que é de fato a quem deve ser direcionado este dinheiro.

O Presidente da Casa Fabiano Marques, fez uma breve leitura dos ofícios recebidos em resposta as suas indicações:
Ofício Pleito nº 400264514 - Senador Humberto Costa.
Ofício nº38738/2015 - Rodrigo Novaes - CREAS.
Ofício nº39385/2015 - Rodrigo Novaes - Implantação da Internet 3G da Claro em Petrolândia.

O Líder da situação, Vereador Sílvio Rogério agradeceu a Deus por mais um dia de luta e determinação, mesmo diante de momentos difíceis e de tribulações, sabendo que a mesmo com as questões em debate pelos colegas da oposição, deve ser considerado que muito trabalho vem sendo realizado. Comentando sobre um dos ofícios lidos pelo Presidente, na qual fala sobre a situação do INSS no Município, o Vereador alertou que o maior problema é a falta de recurso, e que infelizmente, não parece ter previsão de melhoras no orçamento do País. Elogiou o Gestor por ter guardado recursos, que hoje poderão suprir necessidades indispensáveis à população. Expressou satisfação pela execução de reformas em escolas, calçamentos, e algumas obras sendo realizadas. Como de costume, parabenizou todos os pequenos produtores e os trabalhos realizados, citando agricultores, piscicultores, criadores de caprinos, e demais pessoas focadas nesse setor. Elogiou a iniciativa da caminhada pela Paz, realizada pelas ruas da cidade na semana anterior, agradecendo ao Major pelo apoio e contribuição para com Petrolândia e região.

O Líder da oposição o Vereador Jorge Viana, começou seu pronunciamento fazendo algumas críticas ao atual gestor, com base nas palavras do colega vereador Juarez Patriota, citando exemplos de promessas feitas no Plano de Governo do Prefeito, porém nunca executadas, como o Bolsa Família Municipal, a falta de remédios, falta de ambulâncias, horas-máquina, além das várias demissões inesperadas. Falou ainda sobre as contas aprovadas e não se trata de um favor, mas uma obrigação, uma vez que ter as contas aprovadas é um dever do Gestor. Questionado pelo Vereador Juarez Patriota sobre uma comparação com a atuação municipal e federal, respondeu que prefere o Governo Federal com certeza, uma vez que, para Petrolândia foram bons os benefícios e conquistas, sendo bem mais do que o gestor municipal tem feito. Comparou também, a questão da distribuição de água, onde Governo Federal irá distribuir 400km de água enquanto o Bairro Nova Esperança aguarda pela atenção do Prefeito em providenciar melhorias para esse povo. No que se refere as Casas Populares, comparou Petrolândia a várias outras cidades, com grande diferença na construção, quantidade e distribuição. Relatou sobre as críticas feitas ao SUS (Sistema Único de Saúde), que há recurso Federal e não justifica o executivo municipal se desculpar tanto com falhas que não deveriam existir. Sobre os maquinários, convidou o vereador Juarez a citar máquinas realizando os serviços, completando ao dizer que onde o vereador citasse uma, ele citaria duas do Governo Federal. Perguntou sobre a Creche no Bairro Nova Esperança, mais uma promessa do gestor. No que se refere a educação, questionou a entrega do fardamento escolar que há muito tempo não é distribuído, e os ônibus que foram a maioria vindos do Governo Federal, no entanto, vivem quebrados e a prefeitura fazendo pouco caso para consertá-los, além das duas escolas que seriam construídas. Na saúde, falou sobre as duas ambulâncias do Samu, que em debates passados, a secretaria informou que uma deverá ser devolvida por não ter como ser mantida. Sobre a área de esportes, cobrou as 7 quadras que deveriam ser construídas. Por fim, o Vereador resolveu citar 10 tópicos prometidos no Governo atual, e nada foi feito até então, sendo: A construção do Píer, O bolsa Família Municipal, Quadras de Esportes, CEASA, Creches, Escolas, Aeroporto, Casas Populares, Saneamento básico, Praça do Brejinho, entre outras questões.

O Presidente da Casa Fabiano Marques, agradeceu a presença do Major Lenildo, que sempre está recebendo os convites e informações e está realizando um ótimo trabalho para Petrolândia juntamente com toda a polícia. Ressaltou sobre a aprovação da Redação Final do orçamento de 2016, e que o importante agora é fiscalizar se essas novas Emendas Impositivas vão ser realmente cumpridas. Afirmou que vai juntamente com os outros 5 vereadores da oposição, visitar as Comunidades beneficiadas com as ambulâncias conseguidas pelo grupo, e estarão sempre que possível, fiscalizando o uso e as condições das mesmas. Informou ainda, que foi feita uma Emenda de uma Quadra Poliesportiva para os jovens do Bairro Nova Esperança. Sobre a atual gestão, perguntou ao amigo Vereador Raimundo Paulo sobre ocasião em que mesmo quando ainda faziam parte do grupo da situação, se negaram a votar a favor de um Projeto que viram não trazer nenhum benefício para a população, se referindo ao fato de que não importa de que lado um vereador está, ele precisa antes ficar ao lado do povo, e decidir pelo que é certo. Finalizou lembrando a todos, que o importante não é inaugurar a reforma de uma escola, mas fazê-las bem dos que precisam dela, sentindo-se feliz em saber que tais reformas estão acontecendo após cobranças dos vereadores da oposição e da própria população. “Vereadores, não 5 ou 6, mas os 11... Somos servidores do povo, e não de Prefeito. Fomos eleitos para defender o povo e vamos cobrar com responsabilidade”. Palavras do Vereador Fabiano Marques.

A próxima sessão será realizada no dia 25 de novembro. 


Ascom Câmara Municipal de Petrolândia

Nenhum comentário:

Postar um comentário