quinta-feira, julho 23, 2015

Chapéu de Palha Mulher da Fruticultura capacita 3.425 alunas no Sertão do São Francisco


Os cursos de capacitação do programa Chapéu de Palha Mulher da Fruticultura Irrigada 2015 formam 3.425 mulheres do Sertão do São Francisco, atendendo aos municípios de Petrolina, Santa Maria da Boa Vista e Lagoa Grande. A cerimônia de encerramento acontece, no próximo domingo (26/07), na Escola Técnica SENAI, em Petrolina.

As oficinas prepararam as alunas para os cursos de formação sociopolítica e de qualificação profissional nas áreas de mecânica de moto, artesanato, culinária, corte e costura, hortas ecológicas, informática, entre outros. De 2009 até este ano, já foram qualificadas 46 mil mulheres da região.

Participaram das oficinas de formação, 108 instrutoras, 50 educadoras e 158 recreadoras. A equipe é preparada para trabalhar através de uma metodologia voltada para o perfil das mulheres daquela região. A proposta é contribuir para o aprofundamento dos temas e qualificação técnica.

Para atender esse público específico, todas as turmas são acompanhadas por recreadoras que realizam um trabalho junto às crianças de até sete anos de idade. Desde a criação das formações em 2009 até o momento, já foram atendidas 12.520 crianças. Só este ano, o número já chega a 1.580. A gerente de Articulação e Interiorização da SecMulher-PE, Márcia Aguiar, explicou que esse acompanhamento das filhas e filhos das alunas é fundamental para facilitar e tornar possível a participação das mulheres nas salas de aula”.

O programa Chapéu de Palha Mulher da Fruticultura é realizado pela Secretaria da Mulher de Pernambuco (SecMulher-PE), em parceria com 14 entidades entre ONGs, além do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e do Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SENAT).

CONTINUIDADE - O programa Chapéu de Palha Mulher, premiado pela ONU em 2012, é fruto do tradicional Chapéu de Palha que foi criado na segunda gestão do governador Miguel Arraes, nos anos 80, e reeditado no começo da primeira gestão de Eduardo Campos. O governador Paulo Câmara deu continuidade à iniciativa que aposta na educação como principal fator de desenvolvimento para muitas famílias que não encontraram trabalho no período de entressafra da cana-de-açúcar.

Blog de Notícias do Governo do Estado de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário