quarta-feira, junho 04, 2014

Coordenadora do Programa AABB Comunidade de Petrolândia-PE participa de 8ª Encontro de Educadores em Salvador


Nos dias 28, 29 e 30 de maio, na cidade de Salvador (BA), no Gran Hotel Stella Maris Resort & Conventions, aconteceu o 8° Encontro de Educadores do Programa Integração AABB Comunidade. Promovido pela Federação Nacional das AABBs (FENABB), em parceria com a Fundação Banco do Brasil (FBB), o evento reúne coordenadores pedagógicos de todo o Brasil para três dias de aprimoramento e trocas de experiências.

O objetivo geral do 8° Encontro de Educadores foi apresentar estratégias e diretrizes do Programa AABB Comunidade decorrentes do processo de remodelagem ocorrido em 2012-2013 e aprimorar a competência pedagógica dos educadores que atuam como coordenadores pedagógicos e de suas respectivas equipes.

O evento contou com a presença do vice-presidente Financeiro da FENABB, Rene Nunes dos Santos; o diretor executivo da Diretoria de Desenvolvimento Social da FBB, Marcos Frade; o gerente de Desenvolvimento Regional Sustentável (DRS) da Superintendência Estadual do Banco do Brasil, Romeu Schiavon; o presidente do CESABB-BA, Genildo Ferreira dos Reis; o presidente da AABB Salvador, Zaki Chagouri Ocke e o coordenador do Programa em Quixadá (CE), primeiro programa implementado no Brasil, George Silveira.


Palestras sobre “Mudança de Cultura e Cultura de Mudança”, com Artur Roman consultor em comunicação organizacional, doutor em ciências da comunicação (USP) e pós-doutor em sociologia pela Sorbonne. Palestra sobre a "Responsabilidade social na educação com crianças e adolescentes", proferida pela educadora Thérèse Hofmann Gatti Rodrigues da Costa, licenciada em Educação Artística pela UnB, mestre em Arte e Tecnologia e doutora em Desenvolvimento Sustentável. Paulo Carrano Pós-doutor pela Universidade de Lisboa, é professor da Universidade Federal Fluminense, na qual atua como coordenador do Grupo de Pesquisa Observatório Jovem, falou sobre "Trabalho e Protagonismo". 


A professora e psicóloga Claisy Marinho, doutora e mestre em Psicologia pela Universidade de Brasília (UnB) e pós-doutora pela Universidade do Minho, Portugal, falou sobre "Desenvolvimento humano-Infância e adolescência". O pesquisador Márcio Leopoldo, membro do Centro de Estudos e Pesquisas em Comportamento e Sexualidade (CEPCoS) e especialista em história das identidades sexuais e de gênero aprofundou o tema "Sexualidade" com os participantes do Encontro. 


O evento contou ainda com a participação da professora do Núcleo de Trabalhos Comunitários da PUC-SP, Stela Graciani, que fez uma aparição surpresa aos participantes, cumprimentando cada educador pelo trabalho que eles desenvolvem em prol da infância e juventude no Brasil. “É preciso continuar desenvolvendo essa educação libertadora, uma nova pedagogia social e, para isso, é preciso ter coragem, cor, de coração, e agem, de agir”, defendeu.

Palavras da Coordenadora:" A troca de experiência foi fundamental, pois percebemos o quanto esse projeto é importante para a vida de cada educando. Petrolândia só tem a ganhar com o programa AABB Comunidade, que conta com a parceria da FENABB, FBB e Prefeitura Municipal, uma parceria que vem dando certo!"




Por Mayara Castro

Um comentário:

  1. Parabéns Mayara Jennifer!Quem trabalha com você, sabe o quanto é guerreira!

    ResponderExcluir