quarta-feira, junho 04, 2014

Petrolândia: I Workshop Turismo Náutico destaca oportunidades de negócios no município


Álvaro Ornelas é consultor do SEBRAE 

Consultor João Carlos Borba


No dia 27 de maio foi realizado em Petrolândia, no Sertão de Pernambuco, para apresentação de Oportunidades do Turismo Náutico no Lago de Itaparica. A região integra a Rota de Ilhas e Lagos do São Francisco. O evento foi realizado pela Prefeitura de Petrolândia, por meio da Secretaria de Desenvolvimento e Turismo, em parceria como o Sebrae-PE.

Estiveram presentes à abertura do evento o prefeito de Petrolândia, Lourival Simões, a vice-prefeita Janielma, a gerente do Sebrae-Regional Serra Talhada Maria Auxiliadora e Marcos Rogério Viana, Secretário de Desenvolvimento e Turismo. Além desses, compuseram a mesa os palestrantes Álvaro Ornelas e José Carlos Borba, consultores do Sebrae, os diretores do Conselho Municipal de Turismo de Petrolândia, Samyr Oliveira e Lúcia Xavier, e Eid Kentenich, guia de turismo e sócio da Trilha TurismoRota Vertical, empresa de turismo de aventura em Paulo Afonso (BA).

A primeira palestra foi do consultor Álvaro Ornelas, consultor em Gestão do SEBRAE e coordenador do GT Náutico de Florianópolis (SC). Ele apresentou oportunidades e desafios para a exploração dos potenciais do turismo náutico em Petrolândia.O consultor destacou a Igreja Submersa e o passeio de catamarã à Ilha de Rarrá como potenciais atrativos do Lago de Itaparica. Além disso, destacou a buchada de tilápia como um prato que deve ser explorado e divulgado na gastronomia local, por transmitir a essência cultural, culinária e econômica da região.

A palestra seguinte foi de Eid Kentenich, sócio da Rota Vertical. O jovem apresentou o trabalho desenvolvido na cidade de Paulo Afonso, com exploração do ecoturismo e turismo de aventura cm atividades radicais. Luciano Moura, também da Rota Vertical, apresentou as potencialidades de mergulho em Petrolândia, nas ruínas submersas da velha cidade e nas ruínas da Igreja da Velha Barreiras. Segundo ele, se fosse feita dragagem para retirar os sedimentos do fundo do rio, na igreja, seria possível trazer mais de setenta mergulhadores do Recife, ansiosos em conhecer esse ponto de mergulho, além de dois casais que pretendem renovar os votos de matrimônio embaixo d'água, na antiga Igreja do Sagrado Coração de Jesus.

Em seguida, fechando a programação da manhã, o proprietário da Paulo Afonso Turismo, Ivo Silva, falou sobre os desafios para o exercício de guia e operação de agência de turismo, apresentando sua própria experiência.

A tarde o workshop prosseguiu com palestra do consultor José Carlos Borba, proprietário de empresa de viagens. Ele apresentou as estratégias para comercializar o produto turístico, com destaque para a criação do plano de negócios.

Os palestrantes e a turismóloga Denise, consultora do Sebrae, foram brindados com sabonetes artesanais de Ilga Carvalho (Artes do Sertão), presentes gentilmente oferecidos pela artesã petrolandense.

Em seguida, o prefeito Lourival Simões, apresentou ações e projetos de sua gestão para o desenvolvimento do turismo em Petrolândia. Destacou que o início da construção do píer, cujo projeto foi reformulado, será iniciado em breve. Falou também sobre o projeto Cidade limpa, cidade feliz, encampado pela recém-criada Secretaria de Saneamento. O titular da pasta, Rosivaldo Castor, apresentou rapidamente o projeto que será desenvolvido na cidade para incentivar a adesão da população às ações de limpeza pública no município, inclusive nas agrovilas, orla e praias de água doce.

Para encerrar, o sr. Ilzo, filho de Rarrá (da Ilha de Rarrá), deu seu depoimento sobre o sucesso do empreendimento e agradeceu o apoio do prefeito de Petrolândia. Destacou também que a ilha está vinculada a este município porque todo o acesso se dá a partir dessa cidade.

Para ver mais fotos>Workshop Turismo Náutico

Para ver slides exibidos>Slides I Workshop Turismo Náutico

Fotos: Assis Ramalho, Hislaine Menezes e Lúcia Xavier

Nenhum comentário:

Postar um comentário