terça-feira, agosto 16, 2016

Projeto colaborativo estimula alunos a relatarem os problemas de saneamento básico nas cidades

“O Básico do Saneamento”, criado pelo Educacional, desafia alunos e educadores a conhecerem de onde vem e para onde vai a água que abastece suas casas e os possíveis problemas ocorridos no percurso

Segundo o Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS 2014), mais de 100 milhões de brasileiros não têm acesso à coleta de esgoto e outros mais de 3,5 milhões despejam esgoto irregularmente, mesmo com redes coletoras disponíveis. Outro dado preocupante é que de cada 100 litros de água tratada, em média, apenas 63 são consumidos, ou seja, 37% da água no Brasil é desperdiçada com vazamentos, ligações clandestinas, falta de medição ou medições incorretas no consumo.

Para conscientizar os alunos do Ensino Fundamental 2 e Ensino Médio sobre a questão do saneamento básico e dos problemas de abastecimento de água, escolas conectadas ao Educacional, conjunto de soluções para a sala de aula desenvolvido pela Positivo Informática Tecnologia Educacional, começaram, em 11 de agosto, a trabalhar o projeto colaborativo “O Básico do Saneamento”.

Nosso objetivo é estimular educadores e alunos a pesquisarem e relatarem situações relacionadas a este tema que tanto precisa de atenção. As calçadas e as ruas em volta da escola são os pontos de partida para a construção de conhecimentos e compreensão do desafio ecológico”, diz Patrícia Sprada Barbosa, Coordenadora Pedagógica do Educacional. Segundo Patrícia, após essa etapa, será aberta uma discussão sobre a bacia hidrográfica, o papel da gravidade no escoamento das águas e sobre os desafios do saneamento básico para o Brasil.

Durante três meses, cada turma inscrita pesquisa e relata ao menos uma questão de saneamento básico, ou de ausência dele, em sua cidade e troca ideias com turmas de outras regiões do país. “Um aluno do Sul fica sabendo qual é o problema enfrentado no Norte, por exemplo. Ao final do projeto, esperamos criar uma conscientização maior sobre a realidade, sobre os sucessos e, também, sobre os grandes desafios do saneamento básico que precisam ser enfrentados pela sociedade. Existe a intenção, inclusive, de apresentar algumas ideias para os candidatos à prefeitura”, finaliza Patrícia.

Sobre a Positivo Informática:

A Positivo Informática (BM&FBOVESPA: POSI3) é a maior fabricante brasileira de computadores e tem destacada presença na Argentina. Emprega cerca de 4 mil colaboradores em suas fábricas no Brasil, localizadas em Curitiba (PR), Manaus (AM) e Ilhéus (BA), e na Argentina, em Buenos Aires e na Terra do Fogo. Integram seu portfólio de produtos desktops, notebooks, tablets, smartphones e celulares. Presença em mais de 10 mil pontos de venda no Brasil e 2 mil na Argentina, além de contar com cerca de 9 mil revendedores cadastrados em todo o Brasil. Mais informações disponíveis em www.positivoinformatica.com.br.

Criada há vinte anos, a Positivo Informática Tecnologia Educacional oferece soluções que enriquecem o processo de ensino-aprendizagem e transformam a sala de aula em um ambiente estimulante e desafiador para os alunos. São portais, mesas educacionais, plataformas, aplicativos e conteúdos digitais, equipamentos para escolas, alunos e professores e programas de formação e acompanhamento pedagógico presentes em cerca de 14 mil escolas em todo o Brasil e em mais de 40 países. Mais informações sobre a Positivo Informática Tecnologia Educacional em : www.positivoteceduc.com.br
Curta a página oficial no Facebook no endereço www.facebook.com/positivotecnologiaeducacional

Rosa Arrais Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário