terça-feira, março 26, 2019

Boato sobre possível rompimento da barragem de Serrinha assusta moradores em Floresta, PE


O boato sobre um possível rompimento da barragem de Serrinha tem assustado moradores do município de Floresta, no Sertão de Pernambuco, através de grupos de WhatsApp. O reservatório tem potencial para acumular um grande volume de água, mas atualmente encontra-se com apenas 12,6% de sua capacidade total. O que felizmente não representa risco para a população.

Pessoas mal intencionadas tem compartilhado áudios citando informações falsas sobre o real estado da barragem. O fato tem assustado a população menos esclarecida sobre o assunto. Principalmente após um helicóptero do Grupamento Tático Aéreo de Pernambuco (GTA) começar a sobrevoar a cidade. Segundo informações apuradas pelo Blog do Elvis, a aeronave estaria fazendo ações preventivas de policiamento e também combatendo a criminalidade na região.


De acordo com dados mais recentes divulgados pela Agência Pernambucana de Água e Clima (Apac), a barragem de Serrinha está com 12,6% da capacidade (dados coletados em 22 de março) e a barragem do Juá com 28,8% (dados de 21 de março).

ESTUDO – Um artigo científico elaborado por estudantes da Universidade Federal de Pernambuco demonstra que após um hipotético rompimento da barragem de Serrinha, a onda de cheia levaria 19h para atingir o município de Floresta. A análise de risco foi elaborada por Gastão Cerquinha da Fonseca Neto, Arivânia Bandeira Rodrigues, Mayara Maria de Arruda
Gomes, Marcos Antônio Barbosa da Silva Júnior e Jaime Joaquim da Silva Pereira Cabral.

A probabilidade de ocorrência de ruptura de barragens é muito baixa, porém apresenta um elevado potencial de destruição quando um evento desta magnitude ocorre. Diante deste cenário, o estudo teve como objetivo simular o rompimento hipotético da Barragem de Serrinha, localizada no município de Serra Talhada, em Pernambuco. Esta simulação foi executada através do modelo computacional Hec-Ras e avaliou os riscos deste
rompimento para municípios localizados a jusante da barragem. Leia o artigo na íntegra neste link.

FAKENEWS – O Blog do Elvis orienta a população a não divulgar informações de fontes duvidosas ou sem comprovação da veracidade. Na dúvida, não compartilhe!

Via Blog do Elvis/NE10

Nenhum comentário:

Postar um comentário