quarta-feira, janeiro 03, 2018

Seleção para curso do Pronera com ênfase em Agroecologia é lançada em Pernambuco


Foi aberto, em 2 de janeiro de 2018, o período de inscrições para a seleção ao curso Técnico em Agropecuária com ênfase em Agroecologia, oferecido pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) em parceria com o Incra, por meio do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera). Os candidatos concorrem a 50 vagas e terão até 16 de fevereiro para se inscrever. A divulgação do resultado final ocorrerá em 30 de março.

O cronograma consta em edital lançado pela UFRPE , dia 26 de dezembro. Além de jovens e adultos de assentamentos criados e reconhecidos pelo Incra, podem participar do processo seletivo quilombolas e trabalhadores acampados cadastrados na autarquia e beneficiários do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNFC) que tenham concluído o Ensino Médio. As aulas vão ser ministradas na unidade acadêmica do município de Serra Talhada.

A publicação de Termo de Execução Descentralizada (TED) no Diário Oficial da União, em 8 de dezembro, confirmou a parceria entre o Incra e a instituição de ensino, viabilizando a capacitação ofertada em regime de alternância. A metodologia tem como base a combinação de períodos de estudo formal (tempo escola) e aplicação dos conhecimentos adquiridos nas comunidades de origem dos alunos (tempo comunidade).

A incorporação de práticas agroecológicas é foco dos programas e ações empreendidos em áreas de reforma agrária pela autarquia, que recentemente apoiou a realização do X Congresso Brasileiro de Agroecologia, maior evento relacionado ao tema do país. A meta é promover o desenvolvimento sustentável dessas comunidades, com compromisso social e inclusão econômica dos agricultores assentados.

Monitoria

A universidade também abriu vagas em processo seletivo para contratação de monitores que atuarão no curso. As bolsas de monitoria têm vigência de 20 meses. Uma das oportunidades é destinada a estudantes do curso de graduação em Administração, a outra, a discentes dos cursos de Agronomia, Zootecnia ou Engenharia de Pesca. Neste caso, as inscrições já estão abertas e seguem até 26 de janeiro. O resultado final será publicado em 28 de fevereiro.

Entre as principais atribuições dos monitores está contribuir na inserção dos educandos nas áreas de reforma agrária, fortalecendo e desenvolvendo a teoria pedagógica da Educação do Campo e a pesquisa nos assentamentos. Eles também deverão trabalhar em conjunto com as famílias dos jovens e adultos, propondo alternativas de melhor aproveitamento das atividades de formação no campo.

Consulte o edital de seleção do curso Técnico em Agropecuária com ênfase em Agroecologia.

Acesse o edital do processo seletivo de contratação de monitores.

Assessoria de Comunicação Social do Incra

Nenhum comentário:

Postar um comentário