segunda-feira, junho 28, 2021

Autoras petrolinenses debatem descobertas, experiências e fantasias femininas na literatura



As autoras petrolinenses Elisabet Moreira e Maria Alice Amorim têm um encontro marcado nesta terça-feira, 29/06, às 19h, na plataforma Zoom, para falar sobre literatura, poesia e o universo feminino. A conversa, na verdade, é para marcar o lançamento do livro-poema “Erre Aurora Erre”, de Maria Alice. O texto retrata parte das trajetórias de duas mulheres fortes e exuberantes, a tataravó e a bisavó da autora, ambas ciganas, ambas “Aurora”. Não chega a ser um texto autobiográfico, mas um resgate de um legado familiar que redundou num gosto pela música, dança, poesia e pela cultura cigana e que vem atravessando gerações. O livro tem um acabamento primoroso e é trilíngue, além do português, foi traduzido para o espanhol e francês. O lançamento será virtual, por meio da plataforma Zoom, na próxima terça-feira (29/06), às 19h.

Com mestrado e doutorado cursados no programa de pós-graduação em Comunicação e Semiótica, na PUC-SP, Maria Alice Amorim tem vários livros lançados sobre literatura de cordel. É autora publicada nas áreas de patrimônio imaterial, cultura popular, carnaval, literatura popular e é conhecida sobretudo pelas pesquisas em literatura de cordel e maracatu de baque solto.

Já Elisabet Moreira é professora aposentada pela UPE e IF Sertão de Petrolina. Cidadã petrolinense, mora há 45 anos em Petrolina. Escritora, cronista, tradutora ocasional, editou jornais e revistas. Faz pesquisas interdisciplinares, com foco na cultura da região Nordeste. Um exemplo é seu livro "Carrancas do Sertão - Signos de Ontem e de Hoje" publicado pelo SESC-PE. Mantém ativo um blog desde 2016, com ensaios, artigos, poemas e contos.

EMPODERADAS - Incentivado pelo Funcultura, o livro foi concebido como um longo poema surgido a partir de descobertas, experiências e fantasias em torno das figuras femininas. Maria Alice explica que as personagens são mulheres fortes, exuberantes e determinadas. “Empoderadas muito antes de esse termo assumir o contexto que tem hoje”, observa. Afinal, ambas viveram no século 19. Aurora, a tataravó, foi “raptada” por uma paixão avassaladora. “Um português, meu tataravô, ficou perdidamente apaixonado por ela, que era belíssima”. Aurora, a bisavó, manteve-se fiel à cultura cigana. “E isso se espalhou por toda a nossa família até hoje. Temos um gosto muito grande pela música, pela dança”, complementa.

O livro impresso tem 160 páginas, com ilustrações da artista visual pernambucana Simone Mendes, projeto gráfico de Patrícia Cruz Lima e publicação da Zanzar Edições. Também vem acompanhado de código de acesso (QR Code) para a versão em audiolivro, cuja música (composição e execução em contrabaixo acústico) tem a assinatura de Walter Areia e edição, Caetano Mendes.

Para as traduções, a autora trabalhou em conjunto com dois amigos, nativos de cada um dos dois idiomas: a francesa Dominique Berthé e o cubano Ciro Uría Cruz. A própria autora gravou o poema em português. Quem registrou em francês foi Dominique Berthé; e em espanhol, a argentina Paula Castagnet.

A “live” de lançamento terá a participação da escritora Bet Moreira e, ainda, dos integrantes do processo de edição do livro impresso e audiolivro. O lançamento contará com a tradução simultânea na linguagem de sinais (Libras). Na ocasião, também haverá sessão virtual de autógrafos.

MAIS INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Lançamento do livro “Erre Aurora Erre”, de Maria Alice Amorim

Data: 29/06/2021, às 19h

Plataforma Zoom:
https://us02web.zoom.us/j/84273971691?pwd=VmIwY0tya0FWUm9DUWRYSk5MdkZHZz09

ID da reunião: 842 7397 1691

Senha de acesso: 432752

Valor do livro: R$ 25 (mais postagem para aqueles que quiserem adquirir a publicação).
Informações para imprensa: Aponte Comunicação – Kennedy Michiles: 81 9 97323736

A autora Maria Alice Amorim. Foto: Stela Maris Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário